segunda-feira, setembro 19, 2011

POR UM CIDADÃO EXEMPLAR

Sauda-se aqui o aparecimento de um blogue poiarense de um elemento que viveu de perto as democracias poiarenses no post 25 de Abril.
Pessoa que sofreu na pele,as diatribes de um tal democrata exemplar. Ora vejamos um dos posts do referido blogue.
Relata aqui o pesadelo que sofreu o tambem meu amigo Rui Lima, pois era assim que eu o tratava. Não ha duvida que um homem bom como era não merecia o tratamento que lhe foi dado por um miseravel e execravel personagem que ainda vai cohabitando por aqui por Poiares.
Diz então o Jorge Gonçalves no seu Blog bau da Histrionia:

Há amigos que se ausentam, que nos deixam um vazio indolor de ternura e imensa saudade.
O Senhor Rui Manuel, deixa-me isso e um grito de revolta da forma indigna e infame como foi tratado por determinado “organograma” político. Lembro que acocorado nas suas costas o actual sistema atingiu o poder. Era uma Individualidade estimada por todos os seus concidadãos.
Antes e depois do vinte e cinco de Abril o Senhor Rui Manuel representa para cada um de nós Poiarenses não a tão propalada raça, mas a alma mater de quatro ou cinco gerações. Dedicou toda a sua vida à causa pública com abnegado espírito de solidariedade e presença constante. O Senhor Rui Manuel foi pai e mãe de muitos atletas que galhardamente honraram a camisola da Associação Desportiva de Poiares.O Senhor Rui Manuel foi pai e mãe de muitos cidadãos que vestiram a farda da Filarmónica Fraternidade Poiarense.O Senhor Rui Manuel foi pai e mãe de muitos Soldados da Paz – Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.etc. etc. etc.O Senhor Rui Manuel foi o cartão de crédito, destas Instituições todas. Ao longo da sua vida. O Senhor Rui Manuel foi o Embaixador do Aposento que nos representa como estatuto de concelho. Não havia dinheiro para… a sua presença trazia. O Senhor Rui Manuel é um homem extraordinário – porque quem morre com a dignidade de não permitir a presença de quem lhe esquartejou a alma aos pedaços e deixou o seu bom nome manchado nos areópagos da política - na casa de Deus - para o acompanhar para a sua última morada, demonstra lucidez e decência de carácter.
Mesmo no seu silêncio soube ser digno das suas mais profundas convicções. Porque ali estava o mesmo homem que foi em vida. Simplesmente inerte e em silêncio. Nos últimos anos da sua vida, tive a honra e o privilégio de partilhar espaços caminhados em comum com recheios de alegrias e tristezas, com vitórias e derrotas… e fiquei a saber porque um sufrágio pariu outro após um apagão… entre outras coisas mais… e por cada vez que nos víamos e falávamos, isso originou uma cumplicidade que nos permitiu trocar imensas confidências e diatribes… Era sinceramente um amigo que admirava e respeitava.
Corroía-lhe as entranhas como tinha perdido o seu mandato ea reforma com que vivia. Um dia depois de comprar o Semanário Expresso – a um sábado
– encontrei-o muito debilitado perguntando – lhe se o queria que acompanhasse a casa.
Respondeu-me: “que não”…”que precisava era de se sentar um bocado e descansar”. Fiz-lhe
companhia e simplesmente o ouvi. Falou de variadas praxes e descreveu uma situação que de
todo me deixou perplexo. Fiquei estupefacto.
Pediu – me sigilo. E possessivamente concitou – me: - “… só dás a conhecer tal situação se a pessoa em causa tiver a coragem de denunciar tal atrocidade e depois testemunhas que eu te disse...” Assim será. Falamos.
Falamos muito depois da tal notícia… “...queria ver gente diferente naquela casa, sem cor...”.
Reparou no relógio e levantou – se e proferiu: “vou às sopas e aturar o meu “Bin Ladem”, nome com que carinhosamente tratava o seu neto por causa da sua inquietude. Despedimo-nos, até ao dia que o vi na Igreja de Santo André. Fiz questão de ir devidamente fardado, porque me tratava simplesmente por “Jorge carteiro”.
Por este Homem a sua memória obriga-nos a dar militância à cidadania, e corajosamente abrirmos um espaço de circunspecção para reflectir e saber quais os objectivos que pretendemos para o nosso Concelho. No intuito de apresentarmos uma candidatura Independente ao Município de Vila Nova de Poiares. Apelo a todos que estejam imbuídos deste espírito, a deixar de lado a “partidarite aguda” e colocar as mãos à obra, já a dois anos de tal evento. Quem tem medo de ser cidadão na sua plenitude!?Quem nos cede um espaço?
Quem nos oferece uma mesa? Quem nos oferece as cadeiras? Eu estou disponível para avançar para
tal aventura agora. E Tu!? E você!?

10 comentários:

Anônimo disse...

Saudo-te Jorge Gonçalves pela já tua conhecida coragem e embora a vida para ti seja um pouco madrasta, nunca deixas de pensar em primeiro lugar no teu semelhante.
O burro sou eu...

Anônimo disse...

ENTÃO O URSO-MÔR QUER FAZER ESTARDALHASSO NO ELENCO CAMARÁRIO? É COMO OS CÃES QUE NÃO CONHECEM OS DONOS NEM QUEM LHES DÁ DE COMER! PODE SER QUE SEJA DESTA QUE ELE VÁ DE CARRETA...

Anônimo disse...

Anônimo disse...
OS LAMBE-BOTAS TAMBÉM SÃO CULPADOS:

Há gente po aí que são autenticos caça-simpatias, hipócritas, contadores de anedotas que cobram proventos pelo riso, falsos como judas, que não olham a meios para atingir os fins.
Veja-se o(a) funcionário(a) sem escrupulos que elogia descabida e descaradamente o Snr Presidente e, quantas vezes, depreciando vilmente os colegas e no seu intímo também depreciando o elogiado.
Também tem lugar o manhoso conto da anedota, qual conto da carochinha para amenigar o ambiente e criar condições para levar a água suja da sua hipocresia ao moinho da sua afectada vida.
Um bom bajulador, um inconfessável contador de anedotas VALE MAIS do que um trabalhador competente, sério, respeitável, mas sem lata. Esses "lambe-botas" da inteira confiança de Va Exa, nada mais sabem fazer que evidenciar-se, lisonjear, porfiando no protagonismo, são de um oportunismo desconsertante...mas ao que parece , são as pessoas mais válidas para si Sr. Edil.
Va Exa considera-os válidos porque esses falsos elogios que lhe são dirigidos são como "bálsamo", que exaltam a sua auto-estima, autenticas cascas de banana que lhe são lançadas à sua vaidade faminta de poder. E tem sido essa vaidade cega, cheia de mentiras e falsidades, que tem feito com que o Senhor tenha recambiado o Concelho de Vila Nova de Poiares para lá da Pré-História.
É por isso que, muitas vezes, somos julgados e punidos, nós os que ainda temos um pingo de vergonha, não por aquilo que fazemos ou dissemos, mas por aquilo que esses traidores "lambe-botas" afirmam que fazemos ou dissemos e em que Va Exa acredita cegamante.
E é assim que almas rectas de vida honesta tantas vezes prejudicando a sua vida pessoal, se vêm ultrapassadas por esses intriguistas sem escrupulos, que profissionalmente nada valem, mas que sabem viver. Tão bom é o bajulador como o pobrezinho do bajulado, que se espoja de vaidade, não vendo que está sendo ludribriado, deixando-se conduzir como ingénua marionete. Coitado.
Contra este ignóbil flagelo só há um meio para se evitar cair ainda mais fundo: É esconjurar esses intriguistas a quem tem dado ouvidos e depois entregar o que resta a alguém que consiga aos poucos recuperar o Concelho da "Pré-História" em que Va Exa o encalhou.
TENHA UM PINGO DE BOM SENDO E DEMITA-SE.


O burro sou eu...

Anônimo disse...

"Este Concelho está de Tanga..." Tema que está cada vez mais próximo, parabéns ao seu autor. Denuncia o que todos estamos fartos de saber mas ainda não tivemos coragem de mudar: Ao longo destes 35 anos os Poiarenses têm sido tratados que nem escravos sem serem senhores dos seus destinos. Têm sido 35 anos de ilusões, enganos, mentiras, falso amor aos conterraneos, falso patriotismo e tretas, muitas tretas; só tretas. Um só individuo o que fez ao futuro dos nossos filhos, dos nossos netos? Dividas, muitas dividas que nós, os verdadeiros Poiarenses, nascidos , criados e sobreviventes deste Concelho teremos que pagar mais os nossos filhos, netos e bisnetos.
Sr. Jaime, por favor, em memória dos que já partiram e sem nada reclamarem para si ou como sendo seu, deram o seu melhor em prol do Concelho, entregue de boa vontade aquilo que já não consegue levar por diante. Mas não queira que tudo continue igual ao que tem sido, os destinos do Concelho não podem ser passados para os da sua "laia"... entende o que quero dizer? O Concelho, os Poiarenses merecem melhor.
O burro sou eu.

antonio miguel disse...

Já tive oportunidade de dar os parabéns ao Jorge pelo seu excelente trabalho que demonstra sensibilidade e verticalidade, o que falta a muitos esbirros. O Mundo é assim, tem inquilino de toda a espécie.
Os esbirros fizeram parte da "corte" de Salazar, de Hitler, de Mussolini e de muitos mais nossos contemporâneos e por vezes bem perto de nós. Esses esbirros pensam que são invisíveis e ninguém o topa, mas estão identificados, depois....adaptam-se como os camaleões!
O Rui Manel foi mal-tratado e vilipendiado, não merecia. A Justiça surgirá !
O problema está na educação, formação e cultura que não interessa a uns quantos caciques, corruptos e atrevidos que alcançam o poder pelo poder e não o poder para servir, a estes só a iliteracia lhes serve os seus interesses.
Bem-hajam os que como "Jorge Carteiro" não baixam os braços!
Um abraço

Anônimo disse...

Foi pena que o Jorge so agora tenha aparecido com o seu blogue.Muita coisa teria e devia ter dito quando era presidente da Junta das Lavegadas.
Sabia muito, não era parvo nenhum e engolia em seco, por isso foi usado e abusado.
Pena era a admiração que tinha por um borra botas labrego.

Anônimo disse...

Perdoa-me Jorge... Mas "Jorge Carteiro" soa-me um pouco saudosista, se não te importas prefiro o teu pseudónimo: "Jorge de Canavezes".
Mas sim, tens a benção de DEUS te ter dotado de uma inteligência fora do comum, muito para além de gente que se tem querido fazer passar por boa e inteligente, que diz primeiro pensar nos outros e depois nela, mas não fazem um único gesto que não seja de egoísmo puro e fanático.
Muito bem, a tua coragem é contagiante, vamos então avançar com"Poiares na Cidadania"?
PODES CONTAR COMIGO.
O burro sou eu...(por enquanto)

Anônimo disse...

Essa é verdade. Mas ainda vai a tempo de dizer o que sabia.

Anônimo disse...

Será que já não tem lugar junto do Jaime ???
Ou deu em " madalena " arrependida ...

Anônimo disse...

Agora tarde piaste.