terça-feira, setembro 28, 2004

PENACOVA - Em defesa dos moinhos

Alguns dos maiores estudiosos e defensores dos moinhos a nível mundial discutem em Penacova formas de garantir a sua preservação.

A vila de Penacova acolhe, até 2 de Outubro, o 11º Simpósio Internacional da TIMS Sociedade Internacional de Molinologia.
A iniciativa reúne em Portugal algumas das figuras que mais se destacam no estudo e defesa dos moinhos a nível mundial, oriundas de 16 países (Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, Japão, Grécia, Chipre, Suiça, Dinamarca, Bélgica, França, Portugal, Suécia, Espanha, Itália e Africa do Sul).
Fundada a partir de um simpósio organizado em Portugal por Santos Simões, em 1965, a TIMS é hoje a única organização que trabalha à escala planetária o estudo, salvaguarda e promoção dos moinhos tradicionais, contando com membros em 30 países.
Em Portugal, a TIMS tem encontrado grande adesão por parte de câmaras municipais, ONG?s, investigadores e estudiosos em diferentes domínios e particulares em geral, o que lhe confere uma representatividade crescente (tem 120 membros, de Norte a Sul do Continente e Ilhas) e põe em evidência uma profunda preocupação colectiva da sociedade portuguesa em conhecer, preservar e aproveitar um património molinológico que é, reconhecidamente, dos mais diversificados da Europa.

O grupo participante neste simpósio foi ontem recebido na Câmara Municipal, pelas 19H30, seguindo-se um jantar, às 20H30, no Restaurante Marisqueira As Piscinas, onde actuou o Grupo de Cantares de Mulheres de Lorvão.
Para a manhã de hoje está prevista uma visita ao conjunto de moinhos de vento da Serra de Gavinhos e ao Museu do Moinho Vitorino Nemésio.



Nenhum comentário: