sábado, janeiro 29, 2005

ARGANIL e PAMPILHOSA - Monteiros preparam caçada ao javali

De norte a sul do país, os monteiros deslocam-se este fim-de-semana para os concelhos de Pampilhosa da Serra e Arganil. Em causa mais duas edições das Montarias do Centro 2005, a primeira a ter lugar hoje, em Moninho, Pampilhosa da Serra, a segunda amanhã em Teixeira, Arganil.
As inscrições há muito estão completas, conforme se constatou junto da organização de ambos os encontros. Em Pampilhosa são esperados 120 participantes, tendo as inscrições sido suspensas há uma semana, em Arganil as 80 portas disponíveis para a montaria também já estão completas, sendo, portanto, esperados muitos monteiros não só para a caça ao javali, mas também para os momentos de confraternização entre os caçadores, tão frequentes neste tipo de caçada.

Já experientes neste tipo de encontros, os dois concelhos esperam alguns exemplares abatidos, tendo em conta a preparação já efectuada às manchas onde decorrerá a montaria e todo o trabalho para manter os animais na zona, que já foi feito através da colocação de alimento em zonas estratégicas para aí manter os javalis.
João Alves, vereador na autarquia de Pampilhosa da Serra e responsável pela organização do evento neste concelho e Mário Valle, vereador da Câmara de Arganil responsáveis pelas organizações, asseguraram que "há muitos bichos» na mancha, contudo não é totalmente garantido que no dia da montaria ainda se encontrem na zona. "Às vezes, por questões naturais os bichos numa noite podem ir embora". Ainda assim, esperam alguns exemplares abatidos, até porque, "uma montaria sem duas ou três peças deixa de ter a sua graça porque os javalis são a chama para o convívio".

Nenhum comentário: