terça-feira, janeiro 11, 2005

Partidos cruzam-se na entrega de listas

Foi exactamente à mesma hora (meio?dia) que PS e PSD entregaram as listas de candidatos a deputados por Coimbra. O encontro foi inevitável.

Foi com alguma surpresa mútua, mas em ambiente de grande cordialidade, que as delegações do PSD e PS se encontraram ontem à porta do tribunal de Coimbra, para apresentarem as listas de candidatos a deputados pelo respectivo círculo eleitoral. Como ambos esperaram até ao último dia do prazo para entrega das candidaturas, o inevitável face?a?face deu?se no exíguo espaço de acesso à sala do secretário geral do tribunal, no momento em que o PSD saía do gabinete e o PS entrava, para formalizarem os respectivos actos.
Os sociais?democratas quiseram conferir uma maior importância simbólica à ocasião fazendo?se representar pelos primeiros nomes da lista, com excepção de Paulo Pereira Coelho (número dois) e Zita Seabra, que só chegou após o acto formal. Estiveram presentes Jaime Soares, Fernando Antunes e Pedro Machado, acompanhados pelo mandatário distrital, o professor de Direito, Manuel Lopes Porto.
Da parte do PS só compareceu Victor Baptista e Horácio Antunes, respectivamente, números 2 e 4 da lista de candidatos por este círculo eleitoral. Na ocasião, Victor Baptista, que é também presidente da Federação Distrital do PS, afirmou que, na sua perspectiva, a entrega de listas é um acto meramente administrativo e por isso reserva as principais declarações para o próximo sábado, 15 de Janeiro, em que decorrerá a apresentação pública dos candidatos, isso sim, é que será um acto formal, considera o dirigente socialista.

Zita Seabra atrasada
Embora não tenha chegado a tempo de entregar os documentos em mão ao secretário?geral do tribunal, a cabeça?de?lista do PSD, Zita Seabra, ainda cumprimentou e trocou algumas palavras, no átrio do Palácio da Justiça, com os candidatos socialistas.
Ao DIÁRIO AS BEIRAS reafirmou que vai fazer o máximo para defender os cidadãos do distrito, recordando que nasci cá e vivi cá enquanto criança, embora considere que não é esse tipo de características que podem ser avaliadas como atestado suficiente para os deputados defenderem a sua região.
Quanto à campanha eleitoral, afirmou, sinteticamente, que vai ter tempo, ao longo de um mês, de ver muita coisa e explicar as propostas.
O mandatário distrital dos sociais?democratas, Manuel Porto, disse esperar uma vitória do PSD porque com outra maioria parlamentar vai perpetuar?se a imoralidade em que tem estado a lei do arrendamento, acrescentando que é importante que prossigam as políticas deste Governo quanto às portagens e às preocupações ambientais, que o candidato do outro partido não tem.
Discordando da decisão presidencial de dissolver a Assembleia da República, o professor universitário afirma que embora o Governo esteja em gestão, os interesses do país e, concretamente, de Coimbra, não pode ser prejudicados. Por isso não tem dúvidas nenhumas da legalidade das adjudicações de obras que ainda serão realizadas por este Executivo, nomeadamente, para o novo hospital pediátrico e - acredita o professor de Direito - para o metro de superfície.




Nenhum comentário: