domingo, janeiro 16, 2005

Poiares prepara-se para o futuro com mais Policia...

O dia 13 de Janeiro em Vila Nova de Poiares é sempre vivido com grande solenidade. Ontem não foi excepção e, para além da instalação da nova Polícia Municipal, foi possível ainda distinguir uma série de personalidades e empresas que dedicaram a sua vida ao engrandecimento do concelho
Vila Nova de Poiares é agora a primeira vila deste pequeno país com Policia Municipal.
Vila Nova de Poiares teve ontem o seu Feriado Municipal, que evoca o 107.º aniversário da restauração do concelho. Para assinalar a data, teve lugar mais uma sessão solene no pequeno Salão dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, que encheu quase por completo.
No programa das festividades decorreu a recepção ao secretário de Estado da administração Interna, Paulo Pereira Coelho, que presidiu à sessão solene. Foi ao som da Filarmónica Fraternidade Poiarense que o representante do Governo foi recebido, a que se associaram também os diversos ranchos existentes no concelho, bem como inúmeros poiarenses.
A sessão solene, onde a presidente em exercício Teresa Carvalho, começou por fazer uma alusão àquilo que foi o passado recente de Vila Nova de Poiares até aos dias de hoje, frisando que "foi a partir do 25 de Abril de 1974 que este Município viu o seu crescimento registar um aumento significativo". Aproveitando a presença de Paulo Pereira Coelho, a autarca enumerou algumas das preocupações que atormentam a Câmara Municipal, e que segundo as suas palavras "são necessidades urgentes". A primeira está relacionada com as acessibilidades, nomeadamente a Estrada da Beira, tema acerca do qual Teresa Carvalho evocou o passado para mostrar a importância que esta via tem para Poiares e para o Distrito. Esta estrada que por teimosia do Presidente da Distrital do PSD continua a ter o mesmo trajecto de ha 100 anos, gastando-se rios de dinheiro com os remendos nos alargamentos. nada disto beneficia os concelhos da zona interessados, como Lousã, Gois, Pampilhosa da Serra e Miranda do Corvo.
Uma outra obra viária de grande importância, mas que ainda não é realidade, é a futura ligação da Estrada da Beira ao IP3, "obra que já está há dois anos em PIDDAC e que ainda não viu o seu projecto ser aprovado". Teresa Carvalho reforçou mesmo esta solicitação, ao afirmar que "todas as sedes de concelho devem ter ligações rápidas e de qualidade, algo que não sucede em Vila Nova de Poiares" Lousã, Gois, Pampilhosa da Serra e Miranda do Corvo.
Outra das suas preocupações prende-se com a falta de apoios financeiros por parte do Governo às autarquias, para que estas possam disponibilizar água potável a todos os munícipes, bem como saneamento e recolha de lixos, situações que para serem realidade levaram a Câmara Municipal a fazer um enorme esforço financeiro.
Vila Nova de Poiares debita aos seus municipes a agua mais cara deste país. É ver as facturas de Poiares e compararcom outros municipios.Até a recolha de residuos solidos que aparecem nas facturas da agua é um escandalo.Há aldeias onde todos pagam e aparece 1 vez por semana um carro a recolher partes dos lixos. Ninguem lava os contentores de lixo. Por último, Teresa Carvalho referiu a necessidade de apoios financeiros para alguns dos projectos que a autarquia pretende levar por diante, nomeadamente a Praia Fluvial e o Parque de Campismo no Rio Alva na Ponte de Mucela e o Açude que pensamos que se so se justifica , possam ser uma realidade o mais breve possível.

Protocolo vai garantir funcionamento do hospital

De seguida, Jaime Soares, presidente da Distrital do PSD e candidato a deputado pelo círculo de Coimbra, não deixou passar a ocasião em claro para fazer a sua campanha eleitoral dizendo que manifestava um grande contentamento e sentimento de gratidão por todos as pessoas que foram homenageadas terem dado o melhor de si, em prol de Vila Nova de Poiares.
A finalizar o seu discurso, que serviu sobretudo para fazer um agradecimento público àqueles que têm dedicado a sua vida a engrandecer o concelho a que preside há mais de 30 anos, aproveitou para anunciar que a visita do Primeiro Ministro, Pedro Santana Lopes, servirá não só para inaugurar uma série de infra-estruturas no concelho, mas também para assinar alguns protocolos.
Um deles possibilitará a entrada em funcionamento do Hospital de Cuidados Continuados, ex-Hospital de Beneficência Poiarense. Recorde-se que esta obra já concluída, tem tido algumas dificuldades que impossibilitaram a sua abertura o mais rápido possível.
Recuperado pela Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades, este espaço antigamente vetado ao abandono, está hoje transformado numa moderna unidade de saúde.Este hospital nunca foi apoiado pelos autarcas do post 25 de Abril deste concelho.
Após estas duas intervenções, decorreu a instalação da Polícia Municipal de Vila Nova de Poiares. Esta força é composta por oito elementos, tendo-lhes sido entregues as carteiras para que pudessem desempenhar as suas funções que, será acima de tudo uma polícia administrativa, virada para o apoio ao cidadão.
Logo após este acto simbólico teve lugar a entrega de Medalhas aos 24 homenageados, distribuídos pelas áreas da Educação, Comércio/Indústria e Saúde.
Ainda antes de Paulo Pereira Coelho discursar, a Filarmónica Fraternidade Poiarense deu uma outra cor ao momento solene, tocando e cantando o Hino de Poiares: Poiares é linda vila nova/Poiares és sempre muito nobre/Poiares és hospitaleira/A todos agarras com a tua maneira.
Após este momento, o Secretário de Estado usou da palavra, tendo feito um discurso onde, para além de enaltecer o progresso e desenvolvimento que Vila Nova de Poiares tem registado, não pôde deixar de dar umas palavras para Jaime Soares, que considerou como «pedra basilar» deste concelho. O governante referiu mesmo que «se Poiares tem neste momento uma presença forte no contexto nacional, muito se deve à riqueza da sua gente, mas em particular a um filho desta terra, que a honra e procura por todos os meios possíveis e imaginários, levar Poiares ao mais alto nível.

Lista dos homenageados
Recordemos a lista das personalidades, instituições e empresas ontem homenageados pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares:

- Medalha de Ouro na área da Educação: Aura Montenegro Ferrão, Neli Costa e Silva, Lurdes Pires Monteiro, Eugénia Martins Ribeiro, Maria Helena Alves, Acidália Lopes Quaresma, Ana Maria Rodrigues, Lucinda Ramos Rodrigues e Licínia Ferreira Moniz, esta a título póstumo.
- Medalha de Ouro na área da Indústria e Comércio: às empresas Manuel Nogueira de Carvalho & Cª, Lda., Almeida & Filhos, Lda., Neves & Neves, Lda., Maripneus - Sociedade Comercial e Industrial de Poiares, Lda., Empresa Poiarense de Madeiras, Lda. e Unitractores ? Equipamentos Florestais e Industriais, Lda. A título individual a Arnaldo Conceição Baptista.
- Medalha de Ouro na área da Saúde: José Rui Feteira e às enfermeiras Maria Emília Cordeiro, Celestina Carvalho Maria de Lurdes Godinho e Maria da Conceição Tavares.
-Medalha de Prata na área da Saúde: atribuída às doutoras Filomena Freitas, Isabel Mourão Fazenda e Rosa Coelho.



Um comentário:

Anônimo disse...

Hó Dr. Teresa, você não é de Poiares, veio na cheia do Mondego e apanharam-a aqui. Com que então os pós-25 de Abril não fizeram nada pelo Hospital. Por acaso a Sr.ª quem veio lá de cima, iluminada, mais aquele a quem a deixou a falar sozinha, a ter que se dimitir por causa daquele negócio entre Bombeiros e Autarquia, que a Sr.ª assinou, para ele se safar, fez algo por aquela Instituição de Caridade? Valha-nos Deus. Não é preciso fugir, mas desmascar todos estes embrólios.