quinta-feira, janeiro 20, 2005

Em COIMBRA - Boavista e Portela unidas por avenida



A construção da avenida que irá ligar o nó da Boavista à Ponte da Portela, seguindo o perfil da curva do rio Mondego, será consignada amanhã, na Câmara Municipal, numa cerimónia que incluirá ainda a adjudicação da ligação do IC2 ao acesso sul da Ponte Rainha Santa Isabel, bem como a abertura de concurso da variante sul de Coimbra (Cruz de Morouços/Ponte Açude)

A obra a consignar amanhã, complementar à Ponte Rainha Santa Isabel, terá cerca de 2.400 metros de estrada (integrada no IC3), que seguirão o contorno da margem direita do rio, ligando as duas novas pontes de Coimbra, ambas concluídas com infra-estruturas preparadas para a nova via.
A avenida da Boavista, assim se designou aquando da projecção, vai ter o condão de desviar do Vale das Flores muito do tráfego que se dirige aos concelhos vizinhos, passando pela nova ponte da Portela. O empreendimento, cujo concurso estipulava um custo base de 14 milhões de euros e prazo de concretização de 720 dias, contempla a construção de muros de suporte, que representam a maior parcela do investimento (com quase cinco milhões) e trabalhos de terraplanagem.
Em termos de formato, estavam previstas em 2003, ano em que abriu o concurso, duas faixas em cada sentido, com separador central, assim como vias colectoras dos dois lados, tendo como função permitir o acesso a futuras ligações (estavam equacionadas oito, ao longo do percurso de 2.400 metros). Estavam ainda previstas oito ligações ao percurso de 2.400 metros e quatro passagens inferiores.
Na cerimónia de amanhã, que será presidida pelo secretário de Estado adjunto e das Obras Públicas, será ainda adjudicada a ligação do IC2 e o acesso sul da Ponte Rainha Santa Isabel, e aberto o concurso público para construção da variante sul de Coimbra, entre a Cruz de Morouços e a Ponte Açude.

Nenhum comentário: