sexta-feira, dezembro 09, 2005

LOUSÃ - Confrarias à mesa

Foi no ambiente requintado do Hotel Palácio que os representantes das principais confrarias gastronómicas do país apreciaram o manjar de Natal.

A Lousã foi ontem palco da festa natalícia das confrarias gastronómicas portuguesas. Quase uma centena de confrades de 17 confrarias reuniram?se à volta da mesa. Numa iniciativa da Confraria das Peraltas, que tem sede no próprio concelho, o almoço realizou?se no Hotel Meliá Palácio onde foram apresentadas algumas iguarias que fazem daquela região uma referência no mapa gastronómico nacional. Sopa de castanha e bacalhau com migas da Lousã foram os pratos principais, precedidos de enchidos, como entrada, e doces à sobremesa. Destes, destacaram?se pudim de mel e castanha e tijelada.
As confrarias vão muito para além da mera refeição, ressalvou, todavia, Maria do Carmo Estevinha que, como anfitriã do evento, destacou o papel de promoção da cultura e turismo que estas associações também reivindicam como vocação própria.

Confraria das Peraltas

Sendo uma confraria que apenas admite membros regulares do sexo feminino, contempla, no entanto, a hipótese de aceitar homens como confrades honorários. Fundada em 2004, a agremiação tem apenas duas dezenas de membros, embora a direcção anuncie que pretende alargar o leque com a admissão de novas confreiras, desde que preencham requisitos compatíveis com os objectivos da confraria.
A designação Peraltas tem origem no nome da princesa Peralta, filha de el?Rei Arunce que, no tempo do Império Romano, se refugiou no Castelo da Lousã.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando criam a Confraria dos Peixes do Rio?
É cá um petisco.

Anônimo disse...

... e a da puta que te paríu?!...

Anônimo disse...

Para o anonimo das 11:55 :
"E dos cornos do teu pai?"