sexta-feira, dezembro 23, 2005

METADIÁLOGOS DE BOLIQUEIME (XIX) - "Da Prostituição"









METADIÁLOGOS DE BOLIQUEIME (XIX) - "Da Prostituição"

-- Ó, vó, o que é uma prostituta?...

-- (silêncio. Maria, Modesta e Modista cora e depois empalidece)

-- Ó, vó, o que é uma prostituta?...

-- Filho, uma prostituta era uma mulher que andava a fingir que trabalhava em fábricas de calçado, de vestuário e de automóveis, mas que mal foi posta na rua, revelou aquela coisa negra e porca que tinha dentro de si, e tornou-se numa mulher de má-vida, da beira da estrada...

-- Ó, vó, e por que é que o avô é contra a prostituição?...

-- Porque o avô, quando for Presidente da República, vai abrir muitas fábricas de vestuário, de calçado e de automóveis, para essas desgraçadas poderem voltar a trabalhar!...

-- Ó, vó, mas prostituição não tem a ver com sexo?...

- Filho, não fales dessas coisas ao teu avô: ele, às vezes, ainda confunde sexo anal com sexo anual...

Cavaco agora mostra os dentes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como sabe, sou um leitor recorrente do vosso blog. Raramente concordo convosco sobre as eleições, mas isso não retira nada ao prazer que tenho em ler os textos que aí publicam. Permitam-me por isso arredar as picardias pessoais desta resposta. Se eu não vos respeitasse não vos lia, se vocês não me respeitassem, não me respondiam. Isso é suficiente para mim.

Mário Soares é um homem com muitos defeitos. É pouco rigoroso, inchado, agressivo e tem de Portugal a visão de uma coutada ao dispor da família Barroso e dos seus amigos de Macau. Além disso, está rodeado de gente sem espírito crítico nem competência política, o que se paga caro quando é preciso alinhavar uma estratégia ou impôr alguma modéstia à feira de vaidades que é este país. No entanto, creio que Mário Soares tem grandeza.

Ele combateu o Salazar, quando Cavaco combatia por medalhas de atletismo. Ele criou um partido no exílio, quando Cavaco criava raízes em York. Ele ajudou a fazer o 25 de Abril, lutou por uma democracia representativa, combateu os comunistas, calou os militares, e impôs algum juizo ao General Eanes quando ele se convenceu que era o General de Gaulle. Aliou-se aos americanos, incorrendo no ódio mortal da nossa patética esquerda. Impôs disciplina financeira a uma terra que ainda andava a falar de reforma agrária. E, acima de tudo, colocou esta nação de trôpegos e néscios camponeses na União Europeia. Apesar das tonterias que o oiço dizer sobre as privatizações e a globalização, VLX, acredito que ninguém fez tanto por este país nos últimos trinta e tal anos como Mário Soares.

E enquanto isso, o que foi feito de Cavaco? Cavaco andou a tratar da vidinha e a dar-se ares de grande homem, rigoroso" e competente. Eu não tenho nada contra o fascínio da classes médias por um módico de respeitabilidade. Só que ser respeitável não é um salvo-conduto para a santidade, nem o devia ser para uma Presidência da Républica.

Há quem se queixe de Soares, porque atacou Cavaco Silva. E eu respondo: que homem merece a Presidência, se não sabe defender-se de um ataque? Há quem se lamente que Soares interrompesse Cavaco. E eu pergunto: o que seria de esperar de alguém que, se o deixassem, teria interrompido o próprio Salazar? Ha quem diga que Soares fez alusões sobre Cavaco. E eu assevero-vos que qualquer pessoa normal teria posto, logo ali, um fim a essas alusões e exigiria ao adversário uma satisfação formal! O problema daquele debate, não foi o que Soares fez, o problema foi o que Cavaco Silva o deixou fazer.

Há quem afirme falta de "ci-vi-li-da-de". E eu compreendo que preferissem um interlocutor manso, titubeante e vagamente enternecedor como uma tia velha da província ou como, digamos assim, Manuel Alegre. Foi nesse sentido que me refero a Álvaro Cunhal, um homem que muita gente da direita começou a elogiar quando ficou senil.

Só que Mário Soares não é Manuel Alegre nem está, felizmente, senil. Lembram-se como gozavam com ele quando iniciou esta campanha? Como a Direita o tratava com desdém? Como diziam que tinha o espírito toldado, a cabeça imprestável, o verbo desarticulado, o ouvido duro, as respostas desfasadas? Não ouvi ninguém queixar-se disso no debate.

Mário Soares humilhou Cavaco Silva. Fê-lo sem civilidade? Talvez. Mas isso não desculpa que o brilhante, competente e rigoroso timoneiro saísse dali vexado por um ancião. Não é essa a têmpera de que se devem fazer os Presidentes da Républica ?

Quanto aos próximos debates, concordo que não serão necessários. Cavaco Silva, tal como George W. Bush, está a camino de ganhar.
Cavaco até pode ganhar as eleições, mas nunca terá mais que o desprezo de metade do país. A reacção fisica de Mário Soares mimetizou o que estavam a sentir milhões de portugueses.

jjoyce disse...

Ganda Post!!

Anônimo disse...

Melhor que o mário soares só este
http://www.nelson-magalhaes.com/

Candidato Presidencial de outra galáxia!! Vale a pena ler as propostas deste homem portugues.

Podiam até fazer uma vaquinha para ver se ganhavam ao professor! hahaha

Anônimo disse...

e digam lá que o Cavaco não é um perigo.

Jaime Soares tem razão ao dizer que o Cavaco é perigosissimo, ate o trata pelo Sr. Silva como o João das Bananas.