quarta-feira, dezembro 21, 2005

Soares ganhou o debate a Cavaco

Soares ganhou o debate a Cavaco, segundo as sondagens editadas.
Não é novidade nenhuma o resultado desta sondagem, mas o mais importante reter deste debate é que foi um lado-a-lado original :
De um lado estava um candidato à Presidência da República- Mário Soares. Do outro lado pareceu-me estar um candidato a 1º. Ministro, com ideias e programa paralelos ao do chefe do Governo, José Sócrates.
Pensamos que Soares conseguiu passar a mensagem de que Cavaco poderia eventualmente estar preparado para 1º. Ministro, mas não para Presidente da República, porque poderá colidir e interferir com a actuação do governo, criando instabilidade institucional e agravando a crise.
O Presidente não governa, não exerce os poderes executivo nem legislativo, o seu poder é moderador dos diversos poderes instituídos e é o garante do regular funcionamento das instituições.
Cavaco por muito que afirme que não interferirá na actuação do Executivo, o seu passado como governante não dará as garantias suficientes de que se possa manter equidistante da acção governativaão espelhar esta ideia , mas Soares ainda tem muito caminho pela frente e não sei se terá tempo suficiente para convencer os indecisos dessa diferença essencial que o separa de Cavaco.
Será uma enorme corrida contra-relógio até 22 de Janeiro, e até lá Soares terá que pôr à prova uma vez mais toda a sua energia que ainda é bastante, para que consigamos ver se tem ou não ainda aquilo a que em gíria desportiva se denomina estofo de campeão.
Uma coisa é certa o velho leão ainda ruge, e nunca vira a cara à luta, apesar de muito boa gente o ter considerado liquidado antecipadamente.
Como observadores independentes e desde logo confessando poder dormir descansados, qualquer que seja o vencedor das eleições, não podemos deixar de nutrir uma certa admiração pela ousadia do velhote que veio pôr em alvoroço e desassossego este rectângulo vetusto à beira-mar plantado.
E já agora, só por curiosidade, ainda gostariamos de vêr a cara de muito boa gente no dia 22 de Janeiro, se por acaso o marôto fôr à segunda volta.
Se bem que não acreditemos em milagres, por vezes acontecem surpresas!
A ver... vamos, como diz o...cego!

4 comentários:

Anônimo disse...

Por circunstâncias que não vêm ao caso, acompanhei "in loco" o ambiente que rodeava alguns (muitos) dos Conselhos Europeus em que participou o então PM Cavaco Silva.
Sei ao que Mario Soares se referia. Era voz corrente e toda a gente dizia que CS não abria a boca durante as reuniões.O "trabalho" de corredores, a negociação "em cima do acontecimento", não era, evidentemente, conduzida por ele.
Talvez as grandes linhas fossem indicadas por S.Bent mas cheira-me que, mesmo nesses casos, se adivinhava a pesada mãozinha de Martins da Cruz.
Soares foi elegante em não aprofundar a insinuação...

Anônimo disse...

Cavaco tem o perfil antagónico aquele que deve ter um PR. É um político de decisão e não de moderação. É demasiado robótico. Ontem no debate estava numa posição confortável, Soares tinha de recuperar duma grande desvantagem muito grande enquanto a Cavaco bastava-lhe o empate. Bastava-lhe jogar em contenção. Soares, não, teve de arriscar, e muito, e honra lhe seja feita, com 81 anos, o homem está em grande forma! Quem dera a muitos ter a sua jovialidade. Que grande Soraes!!

Anônimo disse...

Antes de mais, louvo-lhe a rectidão do seu comentario, qualidade que infelizmente não abunda por estes lados( é certo que noutros tambem não ). Julgo que a analise global que fez dos debates está correcta, apesar do de hoje, ter servido para elucidar algumas questões. É inegavel a subida de "forma" tanto de Soares como de Cavaco. É inegavel tambem que são,os dois, figuras proeminentes da democracia portuguesa, e que tomara a Portugal ter sempre dois candidatos desta craveira. De notar tambem a indelicadeza de Soares na questão "do que lhe diziam de Cavaco!". Mas tambem foi interessante notar uma certa afirmação de Cavaco no seu ideal de "rumo certo para Portugal". Sendo certo que o seu rumo pode não ser o do governo fica por responder como actuará nessa eventualidade. Cavaco parece que confia cegamente nas sua visão estratégica e não dá mostras de ser maleável ao ponto de reconhecer valor a diferentes pontos de vista. Tal facto, só por si, deve preocupar( obviamente que não em demasia).

Anônimo disse...

Ora aí está uma noticia de grande relevo nacional!! O velho mário lá está para as curvas e contra curvas e mais, está a subir de forma como já aqui li!!!
Eu acho que ele está bem é n reforma. Por favor tirem o homem da tv porque os programas de comédia começam a perder irremediavelmente as audiencias para este senhor! Ele consegue fazer rir até os surdos quando se está a babar todo! Ao que chegamos neste país.