quinta-feira, dezembro 08, 2005

TABUA - Ex-vereador condenado por burla e peculato

Um antigo vereador da Câmara Municipal de Tábua foi ontem condenado por dois crimes de burla e um de peculato. Carvalho Nunes recebia da Segurança Social o subsídio de doença sem o comunicar à entidade patronal de quem continuava a receber. O também secretário do gabinete da presidência da autarquia foi ainda condenado por fazer seus três telemóveis do Estado.

O ex-vereador foi acusado e condenado pela prática de crimes de burla tributária por ter recebido da Segurança Social prestações atribuídas a título de subsídio de doença sem ter deixado de trabalhar, recebendo ao mesmo tempo o salário da sua entidade patronal.

O caso remonta a finais da década de 1980, altura em que Carvalho Nunes trabalhou para várias empresas, nunca tendo comunicado às entidades patronais qualquer situação de baixa médica por doença, recebendo, além do subsídio de doença, a remuneração pelo seu trabalho.

Enquanto colaborador da extinta Comissão Nacional Especializada de Fogos Florestais (entre 1999 e 2002), Carvalho Nunes tinha como missão acompanhar e verificar a execução de projectos financiados por esta entidade. Ora, num destes projectos, destinado à prevenção e detecção de incêndios florestais, estava previsto que este colaborador fizesse a distribuição de 30 telemóveis, cada um com um cartão com 25 euros de chamadas por guardas florestais e pastores da região Centro.

Em cúmulo jurídico, o colectivo de juizes condenou Carvalho Nunes a dois anos e dez meses de prisão, pelos dois crimes de burla tributária e um de peculato, em pena suspensa por três anos, sob condição do arguido pagar uma indemnização fixada de três em três meses durante o período de suspensão

2 comentários:

Anônimo disse...

Carvalho Nunes bem se lixou. Quem o acusou?
Se por aqui ha tantos que fizeram e fazem o mesmo , porque será que não vão dentro?
Haja o primeiro que diga que já não fez isso. Que não fuja aos impostos, que ganhe em dois ou mais carrinhos e que ande com os telemoveis do povo.
De certeza que você na Vila se cruza a toda a hora com gente dessa.
E aqueles emigrantes que recebem de França e que lá trabalham e que aqui andam no fundo de desemprego?
Não sabiam disso?

Anônimo disse...

Ha por ai tanto vigarista e nada lhes acontece.
Este A. Nunes tambem andava preocupado com os fogos. Belo negocio esse.
E que tal, será que os Bombeiros já compraram mais material?
A quem é que vão comprar?
Querem vêr que alguem ainda vai dentro? Daqui a uns dias aqui em Poiares ainda vamos ter um Carvalho Nunes mas um pouquito mais velho.