quinta-feira, abril 13, 2006

Bombeiros de Coimbra encerraram polémica

A Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC) encerrou ontem a polémica que mantinha com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), relativamente à nomeação de um militar para comandante operacional distrital.
O consenso e acordo de princípios foram alcançados ontem de manhã no Governo Civil de Coimbra, numa reunião que juntou à mesa o próprio governador e os presidentes da Liga Nacional de Bombeiros, FDBC e SNBPC.
Não se pode dizer que nos revemos neste comando operacional, mas vamos entrar num período de tréguas, que espero ser longo, e de reflexão para que tudo entre numa velocidade correcta, afirmou o presidente da FBDC, Jaime Soares, à saída da reunião. Sublinhando que tem de haver entendimento e respeito a bem do interesse público e do bem comum pelas pessoas que ainda atacam fogos com ramos de pinheiro.
O responsável adiantou que vão existir reuniões com o comando distrital para em conjunto definir soluções de interesse para o pessoal dos bombeiros e da sociedade e saber o que nos cumpre fazer?. Jaime Soares tinha-se manifestado contra a nomeação de Ferreira Martins (tenente-coronel da GNR) para o comando operacional distrital, por não se rever, quer no plano pessoal, institucional e operacional, mas como quase sempre fez uma cambalhota e agora já aceita. Segundo Henrique Fernandes, governador civil de Coimbra, foram desfeitos alguns equívocos e explicado tim tim por tim tim as boas condições para se poder trabalhar e o dispositivo distrital funcionar bem.
Por seu lado, o presidente do SNBPC, Arnaldo Cruz, numa atitude de respeito afirmou que quando as pessoas se respeitam as soluções são sempre possíveis.
Sublinhando que a missão de protecção e socorro é que motiva os responsáveis pelo Serviço Nacional de Protecção Civil.

Nenhum comentário: