terça-feira, abril 18, 2006

PENACOVA - Bombeiros dão lições de protecção


Sensibilizar para a protecção do ambiente, prevenção de incêndios e auto-protecção são os objectivos dos Bombeiros Voluntários de Penacova, que se têm desdobrado em acções desta natureza. Hoje realiza-se mais uma iniciativa, na freguesia de Carvalho

Cerca de duas dezenas de formandos do curso nocturno e bordados e actualização da Língua Portuguesa da freguesia de Carvalho vão hoje ter uma aula diferente. Os professores são os bombeiros de Penacova, que vão efectuar uma acção de formação intitulada "A protecção começa consigo".
A iniciativa, a realizar hoje a partir das 21h00, resulta de uma parceria com a Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e integra-se num plano mais vasto, concebido pelos Bombeiros Voluntários de Penacova, que já no ano passado começaram a levar a efeito um conjunto de acções de sensibilização junto das populações do concelho, indo às várias freguesias.

Nesta linha, dirigida aos alunos, foi também agora contemplado o ensino recorrente, com os alunos da freguesia de Carvalho a terem oportunidade de ficar a conhecer melhor as questões relacionadas com a protecção e segurança das pessoas e dos seus bens. O objectivo, esclarece o comandante, é «alertar os cidadãos para os cuidados a ter, em particular com os incêndios florestais, mas também com os incêndios urbanos, acidentes de trabalho e acidentes domésticos». Outra iniciativa similar vai realizar-se na próxima semana, esclareceu António Simões, destinada aos alunos do curso de artes manuais, em S. Paulo, também na freguesia de Carvalho.
O comandante dos Voluntários de Penacova enfatiza a importância destas iniciativas, particularmente na freguesia do Carvalho, tendo em conta as características do próprio território, uma vez que envolve parte da mata do Buçaco, para além de ser uma freguesia marcadamente de cariz rural, onde grande parte da população vive da floresta. Faz todo o sentido sensibilizar para a prevenção de incêndios florestais e auto-protecção das pessoas e bens, sublinha aquele operacional.
E o esforço e empenho que os bombeiros têm colocado nestas iniciativas tem revelado resultados positivos, tendo em conta a crescente adesão das populações. As pessoas vão aderindo cada vez mais, afirma António Simões, lembrando as iniciativas levadas a efeito nas várias freguesias e, mais recentemente, nos estabelecimentos de ensino do concelho.
Apesar desta adesão crescente a uma cultura de protecção da floresta e prevenção de acidentes, António Simões admite que os resultados, a curto prazo, não sejam visíveis. Todavia, considera que este plano de sensibilização é um investimento para o futuro, que certamente dará os seus frutos na formação de cidadãos mais conhecedores e mais sensibilizados para a problemática ambiental.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que dão estas lições.A própria vila de Penacova está rodeada de mato chegando ao ponto de ,em alguns casos , invadirem a via publica.

Anônimo disse...

E a Carrito, lá em Poiares, dá lições de quê ?..