domingo, maio 28, 2006

MIRANDA DO CORVO - Museu homenageia tanoeiros de Portugal

Miranda do Corvo já dispõe, de um museu dedicado à tanoaria. Mais de uma centena de peças preenchem o museu, situado na Quinta da Paiva, que, para já, só funcionará com visitas programadas O Museu da Tanoaria foi inaugurado em Miranda do Corvo, em homenagem aos tanoeiros de Portugal, com mais de uma centena de peças, que vão desde ferramentas e trajes aos documentos e brasões.
A colecção é fruto de uma recolha efectuada nos últimos três anos pelo médico Leitão Couto, antigo presidente da Câmara de Penacova, em cerca de 30 concelhos de Norte a Sul do país.
O pólo museológico situa-se na antiga casa do caseiro da Quinta da Paiva, propriedade da Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) de Miranda do Corvo, e insere-se no projecto do Museu da Chanfana, cuja primeira pedra foi hoje simbolicamente lançada.
Trata-se de um projecto desenvolvido em parceria entre a instituição e a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, com o objectivo de criar a "Rota da Chanfana", prato típico do concelho confeccionado à base de carne de cabra assada com vinho em caçoilas de barro, num forno de lenha.
A concretização deste projecto de inegável interesse regional só foi possível graças à generosidade de Joaquim Leitão Couto, que ofereceu todo o espólio de sua pertença e referente a esta profissão em vias de extinção.
Nesta fase, o museu só irá funcionar para visitas programadas de turmas ou grupos, através de contactos prévios com a instituição. A abertura permanente só acontecerá quando estiver construído e a funcionar todo o conjunto museológico previsto para a Quinta da Paiva.
O Museu da Tanoaria também está disponível on-line em www.adfp.pt/tanoaria/index.htm, com ilustração detalhada, através de fotografias, do processo de fabricação de barris, informação e imagens de algumas peças.
A Quinta da Paiva engloba já diversas valências da ADFP, designadamente um centro hípico, com picadeiro coberto, actividades agrícolas e pastorícia (inseridas num projecto de quinta pedagógica com animais domésticos e selvagens), estando ainda prevista a instalação de um restaurante e um hotel de três estrelas, para além do Museu da Chanfana e Ecomuseu.

Nenhum comentário: