terça-feira, junho 26, 2007

INCÊNDIOS - Não há meios que cheguem” se houver incúria dos cidadãos

O Governador civil de Coimbra visitou ontem o CMA da Lousã. Lamentou que, numa semana, tenham sido identificados 24 queimadas ilegais e três tentativas de fogo posto.O governador civil avisou, ontem, na Lousã, que a existência de condições logísticas e humanas para o combate a incêndios de nada serve se houver “descuido” e “incúria” dos cidadãos e se estes não respeitarem as boas práticas estabelecidas para a prevenção dos fogos florestais.“Temos boas condições, mas não tenhamos ilusões: se o descuido dos cidadãos multiplicar focos nascentes não há meios possíveis” para um combate eficaz aos incêndios.
“Este é o principal problema e, aqui, não haverá uma dúzia de meios aéreos que chegue
O CMA da Lousã vai receber, em breve, um novo meio aéreo de combate a incêndios cujo raio de actuação chegará aos 50 quilómetros.
O espaço tem estado relativamente a salvo do fogo, ao contrário das zonas de “grande pressão humana”, onde é registado o maior número de incêndios e que, nos últimos 10 anos, arderam uma média de cinco vezes. Só em Foz de Arouce arderam, na última década, mais de 200 hectares. Outra conclusão do POM 2007 é a de que o sábado e o domingo são os dias de maior incidência dos fogos. No que diz respeito aos horários, refere ainda o POM 2007, os períodos mais críticos costumam ocorrer entre as 13H00 e as 17H59. Curiosamente, a hora do almoço (12H00-12H59) é relativamente calma. Nos últimos anos, têm sido também registados fogos entre as 23H00 e as 00H00. Outros dados constantes no documento é que foram os populares que, entre 2001 e 2006, mais alertaram para a existência de incêndios. Deram mais de metade dos alertas, directamente para as forças de combate ou através do 117.O presidente Fernando Carvalho, aproveitou a ocasião para avisar que o problema dos incêndios não é sempre de âmbito concelhio, uma vez que há fogos “importados”. “Não sei como vamos encontrar solução, mas os grandes incêndios ocorrem no limite do concelho” . Exemplificou: em 2005, o incêndio que entrou em Coimbra e que, antes, já havia consumido, uma área considerável de floresta na Lousã, teve origem no vizinho concelho de POIARES. QUEM DIRIA!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois foi. Começou no concelho de Poiares e bem perto da Vila.
E com tanto barulho, deixou que ele fugisse e foi castigar os outros concelhos.