terça-feira, junho 05, 2007

Poiares/Praxe: Escola investiga alunos feridos

O Conselho Executivo da Escola 2,3 Dr. Daniel de Matos, de Vila Nova de Poiares, vai reunir-se hoje com encarregados de educação, para esclarecer os casos de dois alunos feridos com gravidade numa «praxe» escolar.
Dois jovens, entre os 11 e os 12 anos, necessitaram de receber tratamento no Hospital Pediátrico de Coimbra vítimas de lesões graves nos órgãos genitais, depois de terem sido sujeitos a uma prática conhecida como «ida ao poste», que consiste em levar estudantes com as pernas abertas a embater contra postes ou árvores.
Um dos jovens foi submetido a intervenção cirúrgica e o outro é seguido pelos médicos por apresentar uma grave inflamação nos testículos. Um dos casos ocorreu no ano lectivo de 2006 e o outro em Janeiro deste ano.
A presidente do Conselho Executivo da Escola Dr. Daniel de Matos, Maria Eduarda Carvalho, esclarece que, o primeiro caso, ocorrido no ano lectivo 2005/2006, «foi devidamente esclarecido e sancionado de acordo com a lei».
No que respeita ao caso mais recente, registado no início de Janeiro, o documento adianta que ele só foi comunicado e dado a conhecer à direcção da escola no dia 22 de Maio.
«Atendendo à gravidade do sucedido, foram adoptadas medidas pelos órgãos competentes da escola para cabal esclarecimento dos factos, bem como para a sua erradicação», refere o documento.
Segundo o Conselho Executivo, «além das diligências imediatas para apuramento de responsabilidade de alunos, em contacto com os próprios e pessoalmente com os pais e encarregados de educação directamente interessados, foram também informadas dos procedimentos e factos apurados as entidades representativas dos encarregados de educação e as autoridades competentes (GNR/Ministério Público, Câmara Municipal de Poiares)», refere o documento.
Adianta ainda que, do incidente e dos procedimentos e medidas adoptadas, foi dado conhecimento à Direcção Regional de Educação do Centro.
Para além do apuramento das responsabilidades, a direcção da escola frisa também que «reuniu com os respectivos encarregados de educação e com os responsáveis da GNR/Escola Segura, tendo analisado e discutido o assunto nos órgãos próprios da escola (nalguns com a presença de representantes dos pais e alunos) e emitido aviso para toda a comunidade escolar, bem como reforçado medidas de vigilância no espaço escolar».
Para quarta-feira, o Conselho Executivo convocou entretanto uma Assembleia de Escola para «total esclarecimento da situação».
A propósito deste caso, o presidente da Câmara , Jaime Soares, quer exigir a abertura de um inquérito rigoroso na Escola 2,3 Dr. Daniel de Matos, para apurar os autores da «praxe» que provocou ferimentos graves em dois alunos. por forma a que não o acusem a ele de ter metido as suas cunhas nos vigilantes que não vigiaram nada do que se passou. Assim e antes que o ataquem, Jaime Soares considerou o caso «grave» e exigiu a abertura de um inquérito rigoroso que apure a identidade dos responsáveis, para que a escola aplique um castigo «à dimensão dos prejuízos físicos e morais infligidos aos dois alunos».
E numa tirada de mestre e com ela ja fisgada ,veio exigir também a revisão da legislação sobre a autonomia das escolas defendendo uma maior intervenção dos municípios na estrutura de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, considerando que a sociedade civil não tem a representatividade que devia ter. Boa malha.

8 comentários:

Anônimo disse...

Nem mais. Num municipio em que os autarcas são uns rusticos e rurais representantes, querem impor a sua casta de trauliteiros ao que de livre ainda vai havendo.Ao ensino.
O que seriam os tais poiarenses sem ensino à porta? No tempo em que não o havia, apreceram especimes como o seu presidente que com a 4ª classe la se vai intitulando de doutor e fica todo inchado quando o tratam por doutor.
Nunca mandou processar ninguem por trata-lo por doutor, mas ja quis processar quem o tem tratado por labrego e mal cheiroso.

Anônimo disse...

O homenzinho quer lá voltar a colocar a sua amiga, não se trata de funcionários, isso é uma manobra de diversão.
Abram inquérito à Câmara e abram os olhos nas próximas eleições.

Anônimo disse...

Será verdade o que o anonimo das 9.05 diz?
O homenzinho quer lá colocar a amiga? Mas para quê?
Ele anda tão assustado e tão doente que nem sabe o que ha-de fazer. Qualquer dia fica-se por aí.

Anônimo disse...

Caros amigos, eu penso e talvez como todos os outros que tudo isto é uma cavala contra o Conselho Executivo da Escola Dr. Daniel de Matos. Desde quando é que o Sr. Presidente da Câmara tem a ver com o que se passa na Escola? Sabemos muito bem que o Sr. Presidente quer colocar a "mão" no Agrupamento, mas isto tendo em vista que e como ele próprio diz o Agrupamento deve ter um gestor. Agora perguntamos nós com um ar de ironia quem é o melhor gestor para o Sr. Presidente?
Claro que todos sabemos que o Sr. Presidente quer lá com todo o gosto a Dra. Carrito. Eu ainda não consegui perceber como é que os Poiarenses continuam a tolerar as coisas do Sr. Presidente e da sua amiga...

Anônimo disse...

Estimados representantes do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas, Sr. Presidente da Câmara Municipal e Sr. Presidente da Ass. de Pais
Venho por este meio dizer o que penso sobre esta questão .
Eu sei que a pratica da "ida ao poste" se pratica a muitos anos atrás não só nessa escola mas em várias escolas do Distrito. Também sei que as devidas medidas e atitutes foram tomadas correctamente pelos orgão competentes da Escola. Acho que o Presidente da Ass. de Pais deveria ter tomado outra atitude, porque instalou o pânico entre os pais, e também nas crianças. A este senhor só tenho a dizer-lhe que este não é o melhor cargo para ele desempenhar, isto tendo em conta que quando acontece uma reunião importante como a que foi feita pelo Conselho Executivo para os pais e onde estava o Sr. Presidente? Pois não estava...
Passando ao outro Sr. Presidente mas este da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, venho salientar e reforçar que deveria estar sentadinho no sofa a descansar, porque a idade pesa, temos que ter isso em conta, o Sr. não se encontra bem de maneira nenhuma.
Então qual é a ideia de querer voltar a colocar uma Sra que foi corrida do Agrupamento e de outros lados. Sr. Presidente um conselho de amigo não se meta nisso, será que não viu ainda que o nome da sua "amiga" dá alergia aos Poiarenses, ela é na chanfana, nos velhinhos, nas criancinhas, já chega ... Tenha mas é atenção ao que na realidade falta fazer nas escolas primárias que isso sim é de sua competência, e o que esta por fazer no municipio.
Quem avisa seu amigo é...
Exma Sra. Dra. Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento, só tenho a louvar a sua atitude, porque sei que tem passado momentos muito dificies, teve correcta em todos os pontos.
Desde já fica o meu agradecimento pela educação que dá bem como todos os seus colaboradores (funcionários e professores), já fui aluno dessa escola, e tenho ai dois filhos, mais uma vez obrigado.

Anônimo disse...

Apenas queria dar o meu apoio ao Conselho Executivo.

Quanto à atitude do Presidente da Câmara, nem comento porque já foi tudo dito

Pena que poucos vejam este blog

A Judiciária só não vê porque não quer...

Anônimo disse...

O PRESIDENTE DA CAMARA, SO QUER E PROTAGONISMO E ESTA A FAZER UM APROVITAMENTO POLITICO DA SITUAÇÃO. MAS ESSA SENHORA PROFESSORA QUE É A PRESIDENTE DO CONSELHO EXECUTIVO DA ESCOLA DTR DANIEL DE MATOS, (EDUARDA) É UMA VERGONHA PARA OS SERES HUMANOS E PRINCIPALMENTE PARA A CLASSE DOS PROFESSORES, FALO COM CONHECIMENTO DE CAUSA, JÁ FOI ALUNO DELA A CERCA DE 17 ANOS.

Anônimo disse...

morte ao jaIME!!!!!!