terça-feira, janeiro 10, 2012

O novo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses ja tomou posse,

O novo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses ja tomou posse, numa altura em que as associações atravessam um “momento muito difícil” sobretudo devido à redução dos pedidos de transporte de doentes não urgentes. Agora ate parece que ha menos doentes. Alguns dos que requisitavam os serviços das ambulancias para irem comprar tabaco à Vila, ja deixaram de o fazer
Jaime Soares disse que os cortes no transporte em ambulâncias de doentes não urgentes está “afligir” as associações de bombeiros, estando muitas em falência técnica, a vender material e a despedir pessoas. Pois como dantes era um rega bofe, nem se dava por ela.
Para resolver esta questão, o Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho, para saber exactamente o que se passava com tantos serviços e tantas despesas com os Bombeiros, mas o novo presidente da LBP considera que o Ministério da Administração Interna também devia estar presente nas negociações, tendo em conta que tutela os bombeiros. O grupo de trabalho, que já realizou duas reuniões e integra representantes do Ministério da Saúde e da LBP, tem que apresentar propostas “urgentemente”, segundo Jaime Soares.
As dificuldades dos bombeiros portugueses “não estão só no transporte de doentes”, mas também no financiamento para as restantes actividades. Nesse sentido, a LBP reclama um novo modelo de financiamento, que tem sido “sistematicamente adiado pelos sucessivos governos”, encontrando-se as corporações de bombeiros a ser financiadas com uma solução provisória desde 2007.
Jaime Soares quer uma tipificação dos corpos dos bombeiros para que possam exigir ao Governo a consignação de verbas no Orçamento do Estado compatíveis com o exercício da sua função. Jaime Soares, que substitui no cargo Duarte Caldeira, e os restantes membros dos órgãos sociais da LBP tomaram posse nas Caldas da Rainha numa cerimónia que contava com o secretário de Estado da Protecção Civil, Filipe Lobo D´Avila.
Em Portugal existem mais de 30 mil bombeiros voluntários ou 45.000 pois não se sabe ao certo e cerca de 400 associações de bombeiros.
ha uns responsaveis que dizem 45.000 outros 30.000, como é que os governantes se hão-de entender com estas estruturas? O presidente da Liga nem faz ideia quantos são. O que é verdade é que quando ha fogos florestais a serio nem 3.000 aparecem. E desses , são sempre os mesmos. Enfim

2 comentários:

Anônimo disse...

E agora?
Onde vão buscar o dinheiro?
Habituaram-se a estoira-lo de qualquer maneira, não o desgraçado do bombeiro operacional, mas as tais chefias que andavam por ai engalanados com umas divisas douradas que ate pareciam lideres africanos de algumas tribos. Era um farto-te de rir ver essas chefias com um caçoilo na cabeça e uns fitas douradas nos ombros.
agora deviam justificar aonde derreteram tanto dinheiro e com que finalidade.
Para exemplo tinhamos o tipo da Madeira que agora ja nem sabe o que ha-de fazer. Ainda vai dizer que a culpa é do Socrates e dos cubanos colonialistas.

Anônimo disse...

Não conheço o presidente da Liga. Quem é mesmo o senhor?