quarta-feira, setembro 24, 2003

Ate parece que o Mondego não passa nas terras de Poiares.......

Será que o presidente de Poiares não foi convidado?

Um convite do Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Maurício Marques, para um passeio de barca serrana ao longo do rio Mondego, foi o ponto de partida para uma manhã e tarde de sábado recheadas de boa disposição e aventura.

Alertar para a rendibilização e dinamização dos recursos naturais, com especial incidência para o rio Mondego foi o principal propósito do autarca de Penacova, que afirmou ter querido ainda sensibilizar para o intercâmbio e a colaboração estreita com o município de Coimbra. Compareceram ao apelo os Presidentes das Câmaras Municipais de Coimbra, Carlos Encarnação, de Montemor-o-Velho, Luís Leal, de Cantanhede, Jorge Catarino, da Pampilhosa da Serra, Hermano de Almeida.

A animada viagem iniciou-se cerca das 11,30 horas. A “comitiva” partiu da Ronqueira com destino a Casal de Misarela, onde chegou perto das 15,30 horas. Um percurso vagaroso, de catorze quilómetros ao longo do rio Mondego, com direito a uma paragem para almoço junto à Foz do Caneiro.

Há que apostar no “turismo-natureza” que cada vez mais atrai as pessoas, facto que se comprova com as centenas de pessoas que se encontram ao longo do rio a praticar desportos radicais, tais como “slide”, canoagem e tiro ao alvo.

A barca serrana é uma embarcação tradicional desta região mondeguina. Antigamente a ligação principal entre Penacova, Coimbra e a Figueira da Foz era feita através do rio Mondego pela barca, trazendo para estas cidades lenha, carvão, carqueja e transportando lavadeiras e até estudantes. No regresso levava sal, vinho e artigos de mercearia e as lavadeiras com as trouxas de roupa para lavar.

Comentários cá do je........

Parece que os autarcas de Poiares não gostam das barcas serranas....nem do Mondego.
Mas para fazer pirraça a Penacova vão fazer um Parque de Campismo à beira do Mondego e bem junto ao Parque de Penacova.

Quem diria........até parece que não ha outros locais em Poiares para fazer um Parque de Campismo à beira rio...........FALTA DE IMAGINAÇÃO.

Nenhum comentário: