quinta-feira, setembro 25, 2003

“Meninas de coro” e palmas nas missas vão acabar ......

As “meninas de coro”, até agora presentes nas missas católicas, vão ser proibidas pelo Vaticano, numa decisão que impede também os fieis de bater palmas durante os ofícios religiosos.
Estas duas decisões constam de uma lista de 37 proibições que será publicada até ao final do ano, e que encoraja os fieis a denunciarem abusos, revelou ontem a publicação mensal católica italiana “Jésus”.
Algumas das proibições durante as cerimónias religiosas são surpreendentes, nomeadamente a interdição de meninas pertencerem ao coro da igreja, a de serem lidos outros textos, que não os da Bíblia, ou ainda, a de os fieis baterem palmas durante os ofícios.
O Vaticano pretende ainda proibir as co-celebrações não autorizadas com ministros de outros cultos, nomeadamente com pastores protestantes.
A lista de proibições, anunciada na Páscoa de 2002 pelo papa João Paulo II, na sua encíclica sobre a eucaristia, foi redigida por peritos das congregações do Vaticano para a doutrina e o culto, e será divulgada no fim do ano, ou no início de 2004, segundo a revista.
«Todos os católicos, padres, diáconos ou fieis laicos têm o direito de apresentar queixa contra abusos litúrgicos», refere o documento divulgado.
Os católicos deverão «de preferência» apresentar as queixas ao seu próprio bispo, mas podem eventualmente formulá-las perante qualquer autoridade eclesiástica, incluindo a Santa Sé, elucida o parágrafo 197 do documento, divulgado pela “Jésus”.

Nenhum comentário: