segunda-feira, setembro 01, 2003

PAULO PENEDOS - Lança Repto a Ferro Rodrigues

Repto ao Secretário-Geral do PS
- Por PAULO PENEDOS - vereador da Câmara Municipal de Poiares


in: Jornal Publico do dia 1 Set 03.


Vem este meu pequeno testemunho a propósito de algumas entrevistas e declarações avulsas que, com alguma perplexidade, li durante o gozo de um curto período de férias. Agora todos falam! Como é fácil vergastar o secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues,agora que ele está fragilizado pelas ondas de choque provocadas pelo processo "Casa Pia". Não posso deixar de manifestar o mais vivo repúdio pela conduta daqueles que no momento da saída de António Guterres calaram as suas críticas e se apressaram a atrelar ao carro vencedor, jurando fidelidade ao novo líder , tecendo-lhe os mais rasgados elogios e verberando todos os que se lhe opusessem.Agora,para quem ainda tivesse dúvidas, percebe-se bem que a única preocupação de tão ilustres dirigentes foi a manutenção de alguns lugares pessoais e a preservação de outras tantas importâncias partidárias, até ao advento de melhores tempos ou oportunidades.

Como todos compreenderão,para mim,que assumi com sacrifício pessoal uma candidatura alternativa à então protagonizada pelo meu camarada Eduardo Ferro Rodrigues,seria muito fácil aparecer hoje a reivindicar uma qualquer razão anticipada,qual visionário do PS. Não o faço! Quer por razões éticas,quer por honestidade intelectual. Nem é da minha maneira de ser atirar pedras a alguém que esteja em dificuldades, nem à data da minha candidatura alguma vez se imaginava que o PS iria ser confrontado com uma situação desta gravidade.

No entanto, também não consigo ficar calado perante o despudor de alguns destacados dirigentes do meu partido que não se eximem a tecer as mais duras críticas ao secretário-geral do PS, nele encontrando todos os defeitos-até físicos!- onde anteriormente só vislumbravam virtudes. A cobardia que tal postura encerra é,para os que são exigentes, mais uma grande machadada na já frágil credibilidade da classe política.No que me diz respeito, assim como no passado não aceitei que de um dia para o outro, o então secretário-geral do PS, Jorge Sampaio,passasse do muito bom ao muito mau, também agora não posso assistir, impávido, à tentação freudiana que,periodicamente,assalta alguns camaradas meus.

O PS tem,seguramente,muitos aspectos a corrigir e a melhorar na sua acção política.O dr.Ferro Rodrigues pode e deve aperfeiçoar alguns detalhes na sua actuação. O Secretariado Nacional podia e devia ser reforçado e reorientado.Tal não significa,contudo,que isso confira a alguém a legitimidade para praticar o tiro ao líder,sobretudo-como são os casos a que me reporto-quando as pessoas em causa não se disponibilizam para consubstanciarem qualquer solução política alternativa,limitando-se a atirar nomes de terceiros para a praça pública.

É tempo de dizer basta!Se me é permitido lançar um repto ao secretário-geral do PS, ele é muito simples:em Fevereiro de 2004, clarificadas todas as questões pendentes,convoque um Congresso Extraordinário e parta para a disputa das eleições europeias com a casa arrumada e com um projecto mobilizador para Portugal e para os portugueses!

Paulo Penedos
(Advogado e Vereador da Cam.Municipal de V.N.Poiares)

Nenhum comentário: