quarta-feira, setembro 24, 2003

Poiarenses desconhecem qualidade do ar

A Quercus em parceria com a espanhola Aedenat (Associación Ecologista de Defensa de la Naturaleza) efectuou um inquérito nacional dirigido a autarquias e Organizações Não Governamentais (ONG) da área do ambiente, com o objectivo de verificar qual o grau de percepção das autarquias e outras entidades em relação à qualidade do ar.

Das 136 autarquias inquiridas, apenas 71 responderam ao inquérito, o que representa uma adesão de 51%.

Após o estudo do resultado dos inquéritos, pode verificar-se que um quinto dos inquiridos continua a desconhecer a legislação actual, mostrando assim um distanciamento concreto relativamente à avaliação e gestão do ar.

Para que este quadro mude, as organizações de defesa do ambiente consideram que é necessário que as administrações locais assumam maiores responsabilidades nesta matéria. Muitas das autarquias admitem a necessidade de uma mudança de atitude e um reforço de meios para responder aos desafios levantados pela nova legislação.

As autarquias têm um conhecimento reduzido em relação à qualidade do ar da sua área, o que leva, à inexistência de planos municipais ( 86% não têm) e ao facto dos órgãos de comunicação social não serem informados (79% dos casos).

Contudo os municípios estão optimistas, já que 61% admitem que a poluição atmosférica não implica riscos para a população.

in Jornal de Coimbra

Nenhum comentário: