domingo, setembro 28, 2003

Bombeiros com helicóptero para turismo .......

Isto foi em Lamego.

Queira Deus que isto não venha a acontecer em Poiares.

No dia em que houver a pista do Bidoeiro, vamos ver se não haverá passeatas.....

«Não se pode condenar quem quer que seja sem a pessoa ser ouvida e se possa defender. Deviam-me ter contactado e levantado um inquérito para apurar a verdade. Oficialmente ainda não sei de nada», frisou.
A decisão do ministro Figueiredo Lopes surgiu depois de o Jornal da Noite de hoje da SIC ter divulgado uma reportagem em que dava conta que o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lamego, João Nuno, usava o helicóptero afecto ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) para combate a incêndios florestais e auxílio em situações de emergência para fazer viagens turísticas destinadas a amigos, familiares e pessoas da zona.

Na reportagem, era dito que o presidente dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Arlindo Fonseca, estava a par das viagens e que o coordenador distrital, Bento Duarte, tinha sido informado da situação, tendo dito apenas para serem mais discretos nas operações de voo.

Na opinião de Bento Duarte, a decisão do ministro (de o demitir) «não foi a atitude mais correcta» para com uma pessoa que «deu provas na campanha de fogos florestais deste Verão, a melhor dos últimos anos».
«É inteiramente mentira e todos os elementos do comando do serviço que passaram pela sala de operações na campanha dos fogos florestais são testemunhas do rigor com que falava com eles relativamente às horas do helicóptero», afirmou.
Segundo Bento Duarte, o próprio comandante dos bombeiros de Lamego já o contactou «a informar que ia emitir um comunicado a dizer que o coordenador nunca teve conhecimento desta situação».

Bento Duarte contou que, sobre as acusações em causa, João Nuno apenas disse que se tratou de «uma armadilha».
O responsável referiu que, se o helicóptero foi usado indevidamente, «no combate aos incêndios isso não teve implicação nenhuma», o que pode comprovar com o registo das horas dos incêndios e as horas de saída e entrada do helicóptero na pista.
«Mas se ele era utilizado depois das 19h00 isso já não é nada com os bombeiros. As pistas fecham às 19h00 e, segundo o caderno de encargos, se depois dessa hora o helicóptero levantar voo a responsabilidade é única e inteiramente da empresa, a Heli Portugal», explicou.

Depois da notícia da SIC, o ministro Figueiredo Lopes mandou instaurar um processo disciplinar ao comandante dos bombeiros de Lamego, que será afastado das funções.

in Expresso



Nenhum comentário: