terça-feira, janeiro 20, 2004

ADIBER debateu o futuro da Beira Serra ...........



A ADIBER promoveu, em Góis, o lançamento de uma publicação de Pedro Pereira Alves intitulada “Beira Serra que futuro?”.
Esta apresentação serviu como ponto de partida para um debate alusivo á reorganização do território promovido por esta associação em que foram lidos dois documentos de «extrema importância para a Beira Serra e Zona do Pinhal»

A constituição de uma Comunidade Intermunicipal da Beira Serra e da zona do Pinhal, composta por oito ou dez municípios foi a estrutura territorial defendida no passado sábado pela ADIBER- Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra .
Esta foi uma das hipóteses, (ilustrada por um mapa com dez municípios) lançadas á discussão num debate que esta associação promoveu nas suas instalações alusivo ao futuro da Beira Serra no que concerne á nova lei de reorganização do território.
As outras duas outras possibilidades também ilustradas por um mapa denominavam-se Pinhal Interior Norte, constituído por 14 municípios e Área Metropolitana de Coimbra igualmente constituída por 14 municípios.
O mote para este debate, foi o lançamento de um trabalho de Pedro Pereira Alves, advogado arganilense, denominado “Beira Serra que futuro?” apresentado aquando das comemorações do 74.º aniversário da Casa da Comarca de Arganil e que a ADIBER resolveu editar.
Na apresentação da sua publicação Pedro Pereira Alves, lançou algumas questões, como: Será que Góis e Arganil ficarão beneficiadas integrando-se nas zonas periféricas da Área Metropolitana de Coimbra? Será que recebendo umas migalhas distribuídas pelos ricos resolvemos o problema da nossa pobreza? Ou será que a nossa pobreza se resolve construindo a nossa casa, a nossa vila, a nossa região?” acrescentando em seguida que com migalhas não se governa e que lutará para levar para a frente a sua região.
O advogado arganilense considera que esta é «a altura de nos interrogar-mos se neste momento deixaremos encaminhar concelhos tradicionalmente integrados numa região onde a identidade de interesses é comum, onde as populações estão ligadas e os problemas são os mesmos», na sua óptica se «deixarmos desagregar esta região poderemos cometer um erro histórico gravíssimo».
Apresentando em seguida a estrutura territorial que defende, ou seja, «a Comunidade Intermunicipal da Beira Serra e da Zona do Pinhal, aquela que preconizo e defendo com cerca de oito a dez concelhos penso que terá uma importância fundamental em termos de futuro, como voz única na Beira Serra e Zona do Pinhal capaz de reclamar para a região o que deve», afirmou.
Esta publicação no entender de José Cabeças presidente da direcção da ADIBER, «enquadra-se naquilo que a associação tem entendido para a região da Beira Serra», que se discuta e se faça uma reflexão alargada com todas as instituições, para que as pessoas mais informadas possam depois a vir tomar decisões que interessam para o futuro das populações.
O ponto alto deste debate, onde estiveram presentes cerca de uma centena de pessoas, foi a leitura de dois documentos que José Cabeças crê «ficarem para a historia desta região, documentos que podem dar uma indicação que a partir de hoje nada vai ficar como estava podendo vir a processar-se uma mudança». Um deles assinado pelos presidentes de Câmara de Arganil, Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital e o outro com um texto “precisamente igual” assinado pelos presidentes das autarquias de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande e Sertã.
Os documentos apresentados pelo também presidente da Assembleia Municipal de Góis, José Cabeças, começavam por justificar a ausência destes autarcas «na impossibilidade de estarmos presentes congratula-mo- nos com o lançamento deste trabalho e desejamos que este contribua para uma reflexão aprofundada daquilo que entendemos ser o futuro da região». Salientando em seguida que «a nossa localização geográfica fica numa zona que não é litoral nem interior , sem voz no contexto regional e nacional e com uma realidade sócio económica precária , possui contudo grandes afinidades culturais ambientais e patrimoniais que importa reforçar ».
O documento encerra em apoteose, «de tudo o que foi referido reafirmamos a nossa vontade de vir a constituir uma Comunidade Intermunicipal representativa que para ter identidade própria deverá incluir os concelhos de Arganil, Góis , Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital “.
De acordo Com José Cabeças, neste momento «temos firme determinação de sete presidentes de Câmara a assinar um documento onde querem de facto constituir esta comunidade da Beira Serra e da Zona do Pinhal».
A ausência do presidente de Câmara de Gois foi também justificada por uma carta em que dizia que este debate estava um pouco fora de tempo.
«Eventualmente a autarquia já teria acordado pertencer a Área Metropolitana de Coimbra» esclareceu José Cabeças, reforçando no entanto, que a Assembleia Municipal ainda não tomou nenhuma decisão acerca do assente, rematou.

Nenhum comentário: