quinta-feira, janeiro 08, 2004

Crianças aprendem sobre a compostagem............


Transformar ramos, folhas e outros resíduos vegetais em fertilizante

O Departamento de Ambiente da Câmara Municipal deu ontem início a um programa de educação e sensibilização para a reciclagem, nomeadamente através do processo de compostagem. Nos próximos dias, cerca de 400 alunos de escolas básicas vão aprender a transformar ramos e folhas secas em fertilizante natural.

O projecto de sensibilização e educação ambiental sobre a compostagem teve início ontem, com acções de informação a professores e alunos das escolas básicas.O objectivo da acção do Departamento de Ambiente da Câmara é alertar para a necessidade de preservar o ambiente e – uma vez que os mais “conscientes” e interessados em proteger a natureza são, a maior parte das vezes, as crianças e os jovens – a população alvo são os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Designa-se compostagem o método de reciclagem de ramos, folhas, pedaços de árvores, restos de fruta e outros resíduos orgânicos vegetais, para posterior utilização como fertilizante natural. Depois de recolhidos, estes resíduos são introduzidos num recipiente próprio – o compostor – e aí sofrem um processo de alteração..

A avaliar pela receptividade das duas primeiras escolas, acredita-se que o “feed-back” dos alunos será bom, tornando esta iniciativa pioneira um êxito.

DA TEORIA À PRÁTICA

Por agora são apenas feitas sessões de esclarecimento, recorrendo a videos e animação, mas já na próxima semana realizam-se podas a árvores e recolha de resíduos vegetais. Segue-se a colocação de um pequeno compostor de plástico em cada escola, onde os próprios alunos, com a orientação de professores, vão passar a fazer a compostagem destes materiais, adianta o responsável da autarquia.
Na Primavera, o Departamento de Ambiente deverá oferecer às escolas um conjunto de árvores, que as crianças poderão plantar e onde será aplicado este fertilizante, testando, assim, a sua eficácia.
Ao todo estão envolvidos neste projecto mais de 400 alunos das escolas básicas, assim como as crianças, também os adultos podem facilmente reciclar resíduos orgânicos e transformá-los em fertilizante. As vantagens são não só a diminuição de riscos associados a fertilizantes químicos, mas também a racionalização dos gastos.

Do processo de compostagem de ramos de arvores, bem como de outros materiais vegetais, resultará um fertilizante natural que será usado no Horto Municipal e em diversos espaços verdes da autarquia.

Comentários cá do je..............

Isto não se passa em Poiares.....passa-se em Coimbra.



Nenhum comentário: