segunda-feira, janeiro 05, 2004

METEORO LANÇA O PÂNICO .....

A visualização de um estranho objecto incandescente no céu levou populares de diferentes pontos do concelho a alertar domingo para a possível ocorrência de um acidente aéreo. Dezenas de bombeiros de várias corporações ainda procuraram vestígios de alguma aeronave caída, até que as autoridades de Protecção Civil foram informadas de que se tratava da queda de um meteorito visível em vários pontos da Península Ibérica.

“Era uma bola com muita luz e uma espécie de cauda atrás. Parecia que era realmente alguma coisa a arder”, explicou Maria Fernanda, que se encontrava no Entroncamento, quando observou o fenómeno, por volta das 17h00.

Outra Poiarense, confessou ter ficado assustada com o fenómeno. “Fazia lembrar uma estrela a cair, mas tinha dimensões enormes e uma luminosidade mais intensa”.

LUZ DO DIA

O fenómeno foi igualmente observado em Viana do Castelo, Ponte de Sor, Viseu e Castro d’Aire.

No Carvalho, a ‘bola de fogo’ apareceu em plena luz do dia, cerca das 16h30.
“Estava a olhar para a paisagem quando vi um clarão”, disse José Martins. Nas suas palavras, tratou-se de “algo a passar muito rápido, como um ‘flash’” e “tão reluzente que foi visível mesmo com o céu claro”.

RASTO DE COMETA

Cientificamente, o fenómeno de domingo é previsível, uma vez que todos os anos, no início de Janeiro, a órbita terrestre passa por uma zona de poeiras cósmicas que originam uma chuva de meteoritos.

Segundo explicou ao CM o subdirector do Observatório Astronómico de Lisboa, o que se passou desta vez é que terá sido “um objecto razoavelmente grande” a entrar na atmosfera, acabando por depois explodir em múltiplos fragmentos. De acordo com o especialista, atendendo às “dezenas de segundos” que terá durado o rasto brilhante e à onda de choque pós-explosão, sentida nalguns locais de Espanha, o objecto em causa pode ter uma massa “na casa de algumas toneladas”.

Nenhum comentário: