domingo, janeiro 11, 2004

Criança de 13 anos terá sido violada ........Jaime Soares remeteu o caso para o Tribunal de Menores



Uma menina de 13 anos, residente em Vila Nova de Poiares, acolhida em Novembro pela Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis, terá sido violada «várias vezes» durante o ano passado. A denuncia partiu da própria, depois de ter ido passar as férias de Natal a casa, com a mãe. A Polícia Judiciária e o Ministério Público da comarca de Coimbra estão a investigar
Ainda ninguém foi detido, mas a Polícia Judiciária e o Ministério Público da comarca de Coimbra estão a investigar um alegado caso de violação de uma menina de 13 anos, utente da Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis, de Olho Marinho, Vila Nova de Poiares.
De acordo com a responsável por esta comunidade, Irmã Teresa Granado, a referida menina foi abandonada pela mãe o ano passado, que a terá deixado a uma vizinha, desaparecendo de Poiares. Face ao alegado abandono, a Comissão de Protecção de Menores de Poiares entregou-a à Comunidade da Irmã Teresa Granado, que «a acolheu de braços abertos», nas suas instalações de Olho Marinho, em Vila Nova de Poiares.
De acordo com esta responsável, «uns dias antes do Natal», Teresa Granado recebe uma carta do Tribunal de Menores intimando a instituição para «deixar a menina ir passar o Natal a casa, com a mãe».
Foi o que aconteceu. O pior veio a seguir! Ainda segundo Teresa Granado, a menina, que sofre «de ligeiras perturbações mentais», chegou, depois das férias de Natal, à comunidade «muito murcha», o que terá motivado desconfianças à assistente social da instituição.
Ao conversar com a jovem, esta técnica de acção social ficou surpresa quando a menina lhe disse «que tinha sido violada por um homem», em casa da mãe, e que aquela «não tinha sido a primeira vez».

Jaime Soares remeteu o caso para o Tribunal de Menores

Por outro lado, a mãe da criança, segundo a responsável da comunidade, «voltou a desaparecer» sem deixar rasto, presumindo-se que tenha ido para o Brasil, onde já tinha estado quando, alegadamente, abandonou a filha pela primeira vez.
A Comissão de Protecção de Menores de Vila Nova de Poiares, presidida pelo autarca Jaime Soares, teve conhecimento da alegada violação «logo a seguir ao Natal», quando a menina regressou à Comunidade Juvenil de Olho Marinho e, face à gravidade da situação, remeteu o caso para «as autoridades competentes», ou seja, para o Tribunal de Menores e para a Polícia Judiciária.
O autarca, também responsável pela Comissão de Protecção de Menores, escusou-se a adiantar pormenores sobre o assunto, «por estar em segredo de justiça», mas adiantou ao Diário de Coimbra que a menina vivia em Poiares, com a mãe [natural dos Açores] «há cerca de quatro/cinco anos», e que esta tem mais dois filhos «um rapaz filho de um magistrado e outra menina com poucos meses», filha de outro homem.
Jaime Soares confirmou, também, que a mãe da menina alegadamente violada, «desapareceu mais os dois filhos», desconhecendo-se o seu paradeiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

sao situacoes lamentavens apos a mae da menina ter desaparecido ainda permitem que a crianca va a casa da mae.ainda por cima e uma crinca que tem problemas mentais pobre crinca,tal foi o sofrimento que passou é um momento em que as crincas ,mais gostam é um momento magico para elas tal como foi para nós ,para quem passou por la sabe do que estou a falar ansiadade de abrir uma prenda e saber o que la esta na caixinha,mas infelizmente para essa criança nao foi assim teve um natal arrepiante e a mae o que é que ela la estava a fazer como é que uma mae deixa que isso aconteça na propria casa nao compreendo.o que é uma crinça de treze aninhos esse homem nao tem capacidade de arranjar mulher para a altura dele foi preciso fazer uma coisa destas ,a uma menina que nao sabe nem percebe a dimensao de maldade e crueldade que há neste país,deus que olhe por ela,o que será daqui para a frente anda uma mae a criar um filho ou filha para vir sei la de onde uma pessoa sem escrupulos e estragar a vida.nao tem esse direito,de certeza que sonhava em brincar crescer,estudar,trabalhar,um dia casar e refazer sua vida como é muito normal chega se essa altura é´o sonho de cada uma poderia falar mais mas para que nada podemos fazer para diminuir o sofrimento delas,sabem o que faz falta em portugal uma cadeira electrica realmente mete muito respeito há quem diga que o salazar faz muita falta acredito que sim aquilo que ouço e vejo sim faz muita falta mesmo nao havia tantos asaltos,roubos nao acontecia nada daquilo que fazem as pobres crinças .ela teve muita coragem de dizer o que se passava com ela mesmo ela mensionou que nao seria a primeira vez que lhe tinha acontecido.que deus olhe por essas crinças.

Anônimo disse...

quis dizer crianças