sábado, janeiro 24, 2004

Montaria ao javali em terras de Penacova ..............


As “Montarias do Centro” estão de volta, desta feita em Penacova. O encontro está marcado para o próximo dia 31 e, para além da tradicional caçada, o evento tem um intuito marcadamente turístico, dando a conhecer as potencialidades de uma região “abençoada pela Natureza”

Há cerca de 12 anos que, de uma forma quase ininterrupta, as montarias ao javali marcam encontro com a mancha florestal do concelho de Penacova, recuperando uma tradição que marcou gerações. Hoje, mais do que a caçada, a iniciativa tem uma vertente marcadamente lúdica e de promoção do turismo na região. Isso mesmo reconhece o presidente da autarquia penacovense, sublinhando a colaboração, em termos organizativos, da Região de Turismo do Centro. «A nossa região é sobretudo procurada no período de Verão e, na época baixa, de Inverno, as montarias constituem uma forma de atrair turistas, quebrando a sazonalidade que nos caracteriza», explica Maurício Teixeira Marques.
O autarca enfatiza, também, a grande tradição de montarias nesta região. Todavia, reconhece, «não tinham esta visibilidade, nem esta aposta claramente turística». E, como o turismo e a gastronomia andam de “mãos dadas” e a beleza das paisagens contribui para abrir o apetite, a verdade é que as montarias reservam um espaço particular para a divulgação da cozinha tradicional da região. «Estas refeições, servidas no âmbito da montaria, são uma montra da gastronomia local, contemplando os vinhos, os pratos principais e as sobremesas», diz o edil de Penacova.
Por isso não será de estranhar a sui generis ementa reservada para o pequeno-almoço, ou melhor, o “taco” dos monteiros. todos os dias. É uma refeição para monteiros e, como tal, «Não é um pequeno-almoço como aqueles a que estamos habituados mas mais substancial», alerta, desde logo, o autarca, antes de descrever, “por alto”, os ingredientes que vão estar sobre a mesa. Assim, para além dos tradicionais aperitivos, há sopa de hortaliça e um prato de bacalhau, «típico da zona» e ainda fruta.
Depois de um “taco” desta natureza, o almoço obviamente deixa expectativas e a organização, que este ano inclui a Associação de Caçadores e Pescadores do Alto Concelho de Penacova, promete não “deixar créditos em mãos alheias”. A chanfana é o prato principal e obrigatório da refeição e Maurício Teixeira Marques escusa-se a entrar em polémicas ou reivindicações relativamente à “propriedade” da chanfana. «É um prato típico da região, não é propriedade de ninguém, mas de todos». Como alternativa, destinada àqueles que eventualmente possam ter “a veleidade” de não apreciar chanfana, está previsto um outro prato, igualmente suculento e apetitoso: cabrito assado no forno. A doçaria também não vai faltar, com destaque especial para a doçaria conventual, que tem em Penacova uma referência emblemática, mormente com os pastéis de Lorvão e as nevadas de Penacova.
O programa tem início às 8h00, com a concentração dos monteiros na praia fluvial de Vimieiro, em, S. Pedro de Alva e meia hora mais tarde assiste-se ao “taco” (pequeno-almoço). Para as 9h30 está marcado o sorteio das portas, seguindo-se a partida para a mancha. A montaria propriamente deita começa às 11h30, terminando duas horas mais tarde. O almoço realiza-se a partir das 16h00 e pelas 18h00 é tempo para se proceder à distribuição de troféus e leilão dos javalis abatidos.
De referir ainda que os interessados em participar nesta montaria ao javali podem efectuar a respectiva inscrição, no Posto de Turismo da Câmara Municipal de Penacova ou na Associação de Caçadores e Pescadores do Alto Concelho de Penacova. Os residentes na freguesia pagam 30 euros (a taxa de inscrição mais barata), enquanto aqueles que vivem no concelho pagam mais 10 euros. Os restantes interessados, sem ligação à terra de Penacova, terão de pagar uma taxa de inscrição de 60 euros.

Nenhum comentário: