quinta-feira, janeiro 22, 2004

Floresta...............Prevenção de fogos não passa das promessas....



Prevenção de fogos não passa das promessas
Demora no lançamento de medidas compromete a época, dizem produtores. Alteração do dispositivo de combate e a distribuição de apoios marcam passo

"Parece-me que este é mais um ano em que vamos pedir a S. Pedro para ser nosso amigo". A opinião sobre o que (não) se tem feito a nível da prevenção de fogos florestais é de António Salgueiro, engenheiro florestal que colabora com a a associação Forestis no campo da formação de técnicas de fogo controlado.

Os incêndios de Verão previnem-se no Inverno, mas, tanto da parte de interlocutores do Governo como de especialistas independentes, há muito cepticismo quanto à possibilidade de algum coelho ser tirado da cartola a tempo da chamada época de fogos deste ano.

João Soares, secretário de Estado das Florestas, salienta que as medidas previstas na resolução de Conselho de Ministros de 31 de Outubro "estão a ser preparadas e serão anunciadas primeiramente na Assembleia da República", durante a reunião plenária para o balanço geral dos fogos de 2003, que se realiza hoje.

Sem destapar o véu sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da mais jovem Secretaria de Estado deste Governo, limita-se a garantir que irá apresentar "o pacote de medidas calendarizadas até 31 de Janeiro" dentro do prazo.

Sem deixar de concordar que "ainda vamos a tempo" de introduzir acções concretas de prevenção, António Salgueiro contrapõe que "todo o tempo que passa é tempo perdido". Até porque "este era um ano de se ter feito algo de inovador".

Nenhum comentário: