quinta-feira, janeiro 08, 2004

Autarquia e Orquestra de Câmara afinam acordes de colaboração ..........

A Câmara Municipal de Poiares e a Orquestra de Câmara de Coimbra vão assinar um protocolo de colaboração. Um passo importante para a dinamização cultural de Poiares, mas também uma “afinação” importante nos projectos da Orquestra

Trata-se do primeiro acordo de cooperação estabelecido entre a Orquestra de Câmara de Coimbra e uma autarquia e vai ser assinado no próximo dia 13, terça-feira, em Vila Nova de Poiares. Um momento importante para a Orquestra de Câmara, que dentro em breve vai assinar protocolos com outras autarquias da região, mormente Lousã, Mealhada e Soure. Iniciativa que se sucede a outras, já devidamente protocoladas ou ainda em fase de análise, como explica Emília Martins, da Orquestra de Câmara de Coimbra.
Com efeito, e de acordo com aquela responsável, estes acordos de cooperação constituem uma forma de “alimentar” a continuidade de Orquestra, na medida em que constituem uma fonte de financiamento a não desperdiçar. «Em troca de um pequeno desconto, as autarquias, instituições ou empresas adquirem dois concertos por ano à Orquestra», explica Emília Martins. Por outro lado, de acordo com aquela responsável, «estas situações também demonstram que a Orquestra tem aceitação».
Para além dos concertos, os protocolos com as autarquias envolvem, também uma componente de formação, junto de grupos corais ou filarmónicas que existam nos concelhos em causa. «Estamos disponíveis para desenvolver acções de formação e organizar, depois, um concerto», afirma Emília Martins, lembrando uma experiência recentemente efectuada em Soure e que obedeceu a esse figurino.
Relativamente à autarquia de Poiares, a celebração deste protocolo de cooperação surge num quadro de reconhecimento de que «a música e a cultura musical assumem um papel de grande relevância (...) na melhoria da qualidade de vida das pessoas», conforme sublinha o texto do protocolo a assinar na sessão solene marcada para dia 13, data em que o município celebra o seu feriado municipal. «Sem uma oferta cultural e musical frequente e de qualidade será difícil a uma vila, cidade ou a um território ter condições para fixar populações cada vez mais exigentes. Constitui, portanto, um interesse vital de centro urbano como Vila Nova de Poiares atrair e ficar projectos de médio e longo prazo, com um carácter de continuidade temporal, que sejam simultaneamente exequíveis, realistas e credíveis e que constituam um alicerce para outras iniciativas, mais ou menos esporádicas, no domínio da música e da cultura em geral».



Nenhum comentário: