quarta-feira, julho 14, 2004

Autarca ameaça impedir passagem de pesados



O presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares ameaçou ontem impedir a passagem de veículos pesados pelo centro da vila se o Governo não aprovar rapidamente a construção de uma nova ponte de ligação a Penacova

A travessia sobre o Mondego de ligação entre os dois concelhos está fechada ao trânsito desde segunda-feira, depois de um dos cabos de aço de suporte da ponte ter partido e aberto uma fenda na junção dos tabuleiros.
A ponte mantém-se encerrada por tempo indeterminado e as alternativas à circulação rodoviária são a EN2 e a EN110, através da Ponte do Louredo, ou o IP3 (Ramal do Miro).
A circulação de peões entre as duas margens está a ser assegurada por uma carrinha, por iniciativa da Câmara de Penacova. Agora, o autarca de Vila Nova de Poiares e presidente da Federação Distrital de Coimbra do PSD, Jaime Soares, reclama a «máxima urgência» na aprovação de um projecto em elaboração há uma década e para o qual a autarquia «aguarda há seis meses por resposta» do Governo.
«Ou o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) arranja isto depressa ou não vou consentir por muito mais tempo que todo o trânsito pesado passe pelo centro da vila», avisou.
O autarca afirmou que «tomará as medidas que entender» necessárias à resolução do problema e adverte que «ou mudam de agulha ou vão ter problemas com o presidente da Câmara de Poiares».
«Fazem Pólis e estádios e não uma ponte onde passam milhares de pessoas todos os dias?», questionou, indignado.
O director regional do IEP, José Gomes, disse ontem à Agência Lusa que técnicos do organismo estão a «estudar as possíveis formas de intervenção, se reabilitar a ponte (interdita ao trânsito) e a que nível ou outra solução».
«O tabuleiro é muito resistente e os aços permitem deformações consideráveis», disse, referindo que a ponte estava com circulação limitada a 30 quilómetros/hora desde sexta-feira e no dia em que o cabo de aço se partiu previa-se o corte da circulação a pesados, com vista a obras de manutenção.
O presidente da Câmara de Penacova, Maurício Marques (PSD), que «a melhor solução seria a construção de uma nova ponte».
Uma das preocupações do autarca era a conduta de água existente no interior da ponte, que «abastece mais de metade do concelho», mas esta, «até agora, não sofreu qualquer estrago».


Comentarios ca do je.....

Mas já não foi feita uma ponte entre Poiares e Penacova ha uns anos e ate se chamava a Ponte Europa?
Então para que foi feita essa ponte?
Agora ate ja se pode chamar a Ponte Europa, pois a outra mudou de nome para Rainha Santa.
Bem feito.

Nenhum comentário: