quinta-feira, julho 29, 2004

PROCESSAR O ESTADO


O principal problema dos incêndios é a "falta de ordenamento e o Estado tem de ser responsabilizado por isso". A opinião é do advogado José Sá Fernandes que está a ponderar processar o Estado pelos incêndios florestais que vão consumindo sistematicamente várias zonas do País.

José Sá Fernandes está a ponderar processar o Estado pelos fogos
"É inadmissível, não há prevenção, não há ordenamento, mas alguém tem de ser responsabilizado", refere em declarações ao CM, precisamente no dia [ontem] em que a sua dedicação às causas cívicas lhe valeu o Prémio Nacional do Ambiente Fernando Pereira 2003/2004.

Para já, Sá Fernandes está a amadurecer a ideia de instaurar uma acção judicial, prometendo analisar a situação mais a fundo quando terminar o período de férias.

O Estado tem de aprender que as coisas têm de ser bem feitas, é preciso reflectir e fazer estudos. Há milhares de coisas que se podem fazer para evitar a ocorrência dos incêndios?, refere acrescentando ser ?intolerável? que as chamas tenham consumido parte de dois parques naturais como o Gerês e a Arrábida e agora as terras do Vale do Ceira.

"As questões do ambiente e do ordenamento do território são de todos nós. Se nos começarmos a preocupar, vamos ter menos incêndios e vamos viver melhor", disse, frisando que o preocupa, sobretudo, a qualidade de vida das pessoas.

"Estas coisas do ambiente, não são só as melgas. É preciso que o ministro do ambiente seja o primeiro a preocupar-se com o sector e as autarquias tambem".

Nenhum comentário: