quarta-feira, julho 14, 2004

Miranda do Corvo - Testado o parque eólico mais potente


A empresa Enernova SA, do grupo EDP, procedeu ontem aos primeiros ensaios no parque eólico de Vila Nova - neste momento o maior a nível nacional em potência instalada - com vista à sua ligação à rede eléctrica nacional

Tiveram ontem início os primeiros testes no parque eólico de Vila Nova, situado no Alto da Mestrinha (Miranda do Corvo). Até ao final do mês deverão estar concluídos os ensaios aos 10 aerogeradores, prevendo-se que nessa altura comecem a fornecer energia para a rede nacional, através de uma linha de alta tensão que liga à subestação da Lousã.
Conforme notícia avançada pelo Diário de Coimbra, este empreendimento é constituído por 10 aerogeradores, da marca Vestas, com uma potência instalada de 20 MW, 2000 KW cada, com capacidade para produzir 50 GWH por ano, o suficiente para abastecer um aglomerado populacional de 30 mil habitantes.
Segundo fonte da Enernova, a construção do parque eólico de Vila Nova veio permitir que fossem remodeladas as linhas de alta tensão entre Marco dos Pereiros e Lousã e desta ao Pontão. «Estamos a instalar linhas mais fortes, com maior capacidade de transporte de energia», referiu a mesma fonte.
Tem também a vantagem de a linha que actualmente liga ao Pontão passar, em meados de 2006, a ligar à subestação de Penela que, entretanto, será construída. Uma medida que vem aumentar a fiabilidade do abastecimento aos concelhos de Lousã e Miranda do Corvo, uma vez que passa a poder ser abastecida por qualquer uma daquelas linhas, contrariamente ao que sucede actualmente.

Ampliação arranca em Setembro

A partir de Setembro deve ter início a obra de ampliação do parque com a instalação de mais três aerogeradores, que consistirão num reforço da potência instalada em 6MW, embora a licença atribuída pela DGE obrigue a limitar a potência máxima de ligação à rede em 5,3 MW.
Segundo José Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova, a inauguração do parque só deverá acontecer depois de estar concluído o seu alargamento.
Para além receber pelo aluguer dos terrenos, o autarca conseguiu que todas as empresas envolvidas na construção do parque eólico suportassem os custos da construção de um observatório astronómico que ficará situado na área circundante.
Uma obra que, segundo José Godinho, deverá rondar os 150 mil euros. «Não se trata de uma contrapartida da Enernova, mas sim de um conjunto de boas vontades que se uniram para financiar este projecto da Junta», sublinhou.
Os trabalhos deverão arrancar ainda este ano, existindo já um acordo verbal com a Universidade de Aveiro para a dinamização e apetrechamento daquele espaço.
Brevemente será também construído naquela área um heliporto para apoio ao combate de fogos florestais, estando já executadas as respectivas terraplanagens.

Novo parque pode vir a ser construído

Existe ainda a possibilidade de ser construído um segundo parque eólico na serra de Vila Nova, isto se a Enernova ganhar o concurso nacional que vai ser lançado para atribuição de 500 MW de potência e que obriga à construção de uma fábrica de aerogeradores em Portugal.
«Vamos concorrer em parceria com um fornecedor de aerogeradores e se o Governo nos atribuir essa potência provavelmente iremos construir um segundo parque em Vila Nova que é um sítio muito bom em termos de vento», referiu fonte da empresa.
Para em 2010 atingir a directiva comunitária de 39 % do consumo energético provir de energias renováveis serão precisos ainda instalar qualquer coisa como 1.500 aerogeradores.

Nenhum comentário: