sábado, julho 10, 2004

Coimbra distingue legado cultural de Virgílio Caseiro

Coimbra distingue legado cultural de Virgílio Caseiro
O maestro Virgílio Caseiro é distinguido hoje com a medalha de mérito cultural da cidade de Coimbra, numa homenagem que decorre, a partir das 18H30, no Palácio de S. Marcos. Um jantar e um concerto da Orquestra de Câmara de Coimbra, com Paulo Soares, do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e da Escola Portuguesa D?Arte Equestre constituem a festa. Esta homenagem ao maestro responsável pela formação de sucessivas gerações de músicos é co-organizada pela Reitoria da Universidade, pela Câmara Municipal e pela Orquestra de Câmara de Coimbra
Virgílio Caseiro, músico por constituição genética

Virgílio Caseiro, de 56 anos, é natural de Ansião, onde estudou até vir para o antigo Liceu D. João III (actual Escola Secundária José Falcão), em Coimbra, e ingressar na Universidade de Coimbra para cursar Engenharia Mecânica.
Em 1968 ingressa na Força Aerea tendo efectuado a sua recruta na Base Aerea nº2 na Ota como cadete, tirando a especialidade de Material Terrestre.Talvez daí a sua grande paixão pelo modelismo....já que se deslocava para a Ota no seu Mini-Cooper S, saindo do antigo Texas Parque onde se juntava com os camaradas coimbrinhas. Foram contemporaneos desses tempos os primos Cortesões -Ilidio e Jaime , o Alvaro e o Luis Soares.
Quis o destino que a crise académica de 1969 lhe mudasse definitivamente a trajectória.
Desde cedo se embrenhara no espírito académico, inscrevera-se no Orfeon Académico e no Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, pelo que acabou por optar pela carreira musical, fazendo o Curso Superior de Canto no Conservatório de Música de Coimbra, onde teve como docente aquele que considera o seu pai musical, o professor Mário Joaquim Sousa Santos.
Prosseguindo os estudos na área musical, licenciou-se em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa, em 1988 e, seguidamente, fez o mestrado em Ciências Musicais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Actualmente, prossegue o doutoramento em Ciências Musicais, com um trabalho sobre a Canção de Coimbra, na Universidade Nova de Lisboa, sendo orientado por Salua Castelo Branco.
Cantou em diversos coros e criou o Coro dos Professores de Coimbra, do qual foi regente. Criou também o grupo de música medieval e renascentista ?Ars Musicae?, a Orquestra de Câmara de Coimbra e a Orquestra Para-Sinfónica Juvenil, sendo regente de ambas.
É maestro do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, professor na ACM e na Escola Superior de Educação de Coimbra. Ainda tem tempo para o modelismo, um hobbie que muito diverte este maestro que se rege pela batuta do bom humor.



Nenhum comentário: