sábado, dezembro 18, 2004

COIMBRA - Novo centro na cidade


As cores, as formas e a qualidade dos equipamentos conseguem contrariar a ideia do mundo de betão criado com o arranque das obras em 2002.
As obras arrancaram em Dezembro de 2002 e vão terminar em Abril de 2005. Exactamente como o anunciado em primeira mão, a 6 de Dezembro deste ano, as infra?estruturas do Eurostadium assumidas pelo Grupo Amorim serão inauguradas a 14 de Abril de 2005. E estamos a falar do pavilhão multidesportos, do complexo das piscinas e, ainda, do parque de campismo no Areeiro, das piscinas de Eiras/Pedrulha (já inauguradas) e de S. Martinho do Bispo/Santa Clara.
Estas são, como se sabe, as contrapartidas do projecto Eurostadium, que integra ainda o Centro Comercial Dolce Vita e 203 apartamentos T0.
As portas abriram?se aos órgãos de comunicação social e a garantia da data de inauguração foi assumida por Leal Barreto. Para o administrador do Grupo e responsável pelo acompanhamento de todo o pro- jecto, trata?se do maior investimento alguma vez feito na cidade de Coimbra. São 100 milhões de euros em cerca de 20 meses de execução de obra, afirmou, sublinhando que a concretização dos projectos alavancou várias empresas portuguesas, a grande maioria de Coimbra e da região.
E Leal Barreto faz questão de sublinhar que os materiais são do melhor que há, produzidos no estrangeiro e em Portugal. Destaca?se, por exemplo, a Praça Centro Norte, que vai ter piso terrazo fabricado por uma empresa da Lousã, já habituada a lidar com a qualidade e com as exigências internacionais, uma vez que trabalha para países como o Japão.

Qualidade máxima

E tanta exigência, garante aquele responsável, foi pensada para dar a Coimbra algo que ela ainda não tinha e que merecia. Assim, a partir de 14 de Abril de 2005 - se tudo correr como o previsto -, a cidade e a região vão ter à sua disposição um complexo vocacionado para a prática desportiva, profissional e não só, e que é composto por duas piscinas - uma delas olímpica, certificada e preparada para receber competições europeias - e uma outra de 25 metros. Ainda um pavilhão multidesportos onde se podem praticar as mais diversas modalidades, desde andebol ao bastequete, passando pelo futsal e o voleibol, bem como a realização de outros eventos, como espectáculos musicais, por exemplo. Afinal, o espaço possui mais de 3000 lugares sentados e uma acústica sem igual. Para além de se tratar de um espaço agradável onde o frio parece não incomodar muito, já que a utilização de vidros térmicos contribui para garantir o tal ambiente acolhedor.
Mas as novidades não se ficam por aqui. O complexo inclui um conjunto de balneários femininos e masculinos e para atletas deficientes motores; ginásios de aquecimento, de manutenção e polivalente; bares e restaurantes de apoio. Nada foi esquecido. No pavilhão das piscinas podem encontrar?se, para além dos balneários (para homens, mulheres e atletas deficientes motores), uma sala de monitores vigilantes, as cabines dos cronometristas, sala de organização de provas, laboratório de controlo anti?dopping e óculos para filmagens sub?aquáticas e, ainda, salas de aulas teóricas, de massagens, de primeiros?socorros, de análises e um posto médico. De cada lado dos dois pavilhões existem dois cais de cargas e descargas, que em nada influem no normal funcionamento das provas.
São dois equipamentos de alto nível, saudáveis e certificados para a alta competição, mas também para a utilização contínua, sublinhou Leal Barreto, adiantando que os pavilhões estão devidamente preparados para dar resposta às exigências das competições internacionais.

Espaços abertos
Depois de explicados os dois pavilhões, impõe?se uma visita - mais complexa, tendo em conta os 24 metros em escadas que é necessário descer?se - ao futuro Centro Comercial Dolce Vita, cujo primeiro andar fica, exactamente, ao nível da Praça Heróis do Ultramar, onde se ergue o pavilhão multidesportos. Uma ponte pedonal irá ligar os dois lados, que ficam separados pela Avenida Humberto Delgado, a qual será toda empedrada com calçada à portuguesa. Um só sentido - de nascente para poente, o mesmo é dizer, da zona da Solum para a Escola Brotero - será dado à Avenida Humberto Delgado, que será dotada, como foi em tempos, de largos passeios que irão permitir a fruição de todo o espaço.
E espaço, como sublinha Leal Barreto, é coisa que não faltará a todos quantos passarem a escolher o novo centro de Coimbra, para passear, conviver, fazer desporto ou compras.A praça onde se mantém a estátua de homenagem ao lado humano dos militares portugueses, como sublinha Leal Barreto, vai estender?se por mais de 35 mil metros quadrados, com muitas árvores. Junto à estátua, o grupo optou por manter as seis velhas tílias que sempre a acompanharam e que, quem um dia frequentou a Escola Infanta D. Maria, conhece bem.
A elas juntam?se agora, para além de todo o complexo desportivo que já referimos, um centro comercial com 120 lojas das mais conhecidas marcas presentes no mercado, 10 cinemas, diversos restaurantes, uma grande superfície. De cores alegres e garridas, o centro distribui?se por cinco pisos rasgados? de forma harmoniosa e iluminados pela luz natural que lhe é garantida por uma cúpula de vidro construída mesmo no centro, com 30 metros de altura e que também dá (muita) luz ao próprio parque de estacionamento... também ele amplo, e cor?de?rosa.

Coimbra é um tesouro
O Centro Comercial Dolce Vita vai ser um espaço onde as pessoas de Coimbra e da região poderão descobrir algumas (muitas) coisas boas que a vida tem. Quem o diz conhece bem todos os pormenores - de qualidade e conforto - com que todo o complexo está a ser construído e concluído. Leal Barreto garantiu que Coimbra merece - e vai ter - um espaço de lazer à altura e ao nível de uma grande cidade europeia.
Porque é que os cidadãos de Coimbra e de todos estes concelhos vizinhos tinham que se deslocar ao Porto, a Lisboa ou a Aveiro para fazerem compras?, interrogou.
Mas não é só de compras que se trata aqui. A cidade passa a integrar a rota das competições internacionais ao nível desportivo. As condições que foram criadas nos novos equipamentos garantem?lhe respostas a todos os níveis, nomeadamente de segurança, mas não só.
Para Leal Barreto, a cidade passou a ter uma verdadeira praça para usufruir com um conjunto de serviços completo, sem ter de sair para mais lado nenhum. Espaços amplos onde as pessoas andam à vontade sem se acotovelarem umas às outras; espaços fechados, como parque de estacionamento ou um centro comercial onde a luz natural se impõe.
Desvalorizando qualquer tipo de concorrência por parte dos projectos já existentes ou dos que estão a crescer noutras zonas da cidade, Leal Barreto garante que, sendo Coimbra um verdadeiro tesouro, ela vai ter, por direito, um novo centro. Um centro onde o natural se casa de forma perfeita com as linhas traçadas pelo arquitecto Suakay.
E a provar a aposta na perfeição, está também o facto do filme de promoção da cidade de Coimbra elaborado no âmbito do Euro 2004 e que teve como centro nevrálgico, o Estádio Cidade de Coimbra, o complexo das piscinas, o pavilhão multidesportos e o Centro Comercial Dolce Vita - bem como todas as infra?estruturas existentes na cidade, nomeadamente naquela zona - ser candidato a um óscar. Uma candidatura no âmbito dos filmes promocionais de cidades.

Nenhum comentário: