quarta-feira, setembro 07, 2005

Arganil comemora Dia do Município

Em Arganil ?respira-se? festa desde sábado passado, altura em que abriu a 24.ª edição da FICABEIRA, Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e da já secular Feira do Mont´Alto, que termina amanhã e que desde sempre arrastou muita gente, ou não fosse este certame considerado por muitos o ponto de encontro dos arganilenses. Integrado nesta quadra festiva, assinala-se hoje o Dia do Município

Nos Paços do Concelho realiza-se hoje a sessão solene comemorativa do Dia do Município, que contempla homenagens a seis individualidades, naturais do concelho que atingiram a cátedra universitária.
A título póstumo vai ser distinguido o Conselheiro Dias Ferreira, de Pombeiro da Beira, professor catedrático de Direito da Universidade de Coimbra e pai da ex-ministra Ferreira Leite e do sportinguista Dias Ferreira , e Aloísio Fernandes Costa. Em vida vão ser ainda consagrados o engenheiro José Eduardo Mendes Ferrão, José Baeta Cardoso do Vale, André Campos Neves e Adelino Abreu Marques.
Em causa uma forma de assinalar o Feriado Municipal em tudo semelhante à do ano transacto, altura em que foram homenageados os industriais, tendo sido atribuídas medalhas de mérito às duas empresas mais antigas do concelho e a uma empresa que se conseguiu afirmar no mercado nacional como empresa de vanguarda.
Como explicou Rui Silva ao nosso Jornal todos os anos as festas do concelho tem uma matriz e um ponto que se realça nessa matriz e no ano passado foram homenageados alguns industriais, referiu o presidente da Câmara Municipal de Arganil enumerando os motivos que levaram a autarquia a seleccionar este número de individualidades para serem alvo de homenagem.

Homenagensa catedráticos jubilados

Em causa estão, em seu entender, pessoas ilustres, personalidades do nosso concelho que se afirmaram na vida cultural e que adquiriram para além do doutoramento e do facto de serem professores o estatuto de jubilado. Sendo assim este ano o Dia do Município é dedicado a esses grandes nomes do concelho de Arganil. Para além disso, entendemos que ao trazer esses nomes, muitos deles certamente desconhecidos dos arganilenses, estamos a reproduzir memórias do concelho de Arganil, sublinhou o autarca acrescentando ainda que Arganil deve na sua história honrar-se das suas memórias e é essa a nossa intenção.
Seja como for as homenagens de hoje tem igualmente por finalidade, segundo o autarca, representar o concelho, dignificando-o. Estaremos sempre a honrar a população de Arganil e ao fim e ao cabo todos os arganilenses, considera o edil socialista.

Nenhum comentário: