quarta-feira, setembro 28, 2005

Ponte de Penacova reabriu em festa


Mais de um ano depois de ter encerrado, a ponte de Penacova reabriu novamente a trânsito e a peões. A reabertura teve lugar ontem, perante uma multidão de populares que, durante muito tempo, sentiu grandes dificuldades de circulação

A ponte de Penacova reabriu novamente ao trânsito, quinze meses depois do seu encerramento em virtude do colapso de um dos tirantes da travessia. Em Julho de 2004 a ponte encerrou por falta de segurança; ontem voltou a abrir, agora com um novo tabuleiro e uma nova aparência.
Na cerimónia de reabertura da ponte, Maurício Marques lembrou que foi de imediato colocada uma carrinha ao serviço da população que necessitava de passar de um lado para o outro do rio Mondego, com a colaboração das Estradas de Portugal.
Para a população este foi um dia de grande importância, de tal modo que muitos dos populares das povoações em redor da ponte não quiseram perder a oportunidade de assistir à reabertura da travessia.
A circulação na ponte foi interrompida a 12 de Julho de 2004, altura em que um dos tirantes partiu e o tabuleiro cedeu. Na altura a autarquia iniciou uma verdadeira luta para uma rápida solução, tendo-se optado pela construção de um novo tabuleiro.

A ponte de Penacova é a maior travessia mista em Portugal (de betão e ferro). O vão central mede 80 metros e tem duas faixas de rodagem, num total de 8,54 metros.
Faz a ligação entre a EN110 e a EN2, na freguesia de Penacova. A solução adoptada para o seu arranjo foi a construção de um novo tabuleiro, deixando de existir os tirantes e passando a haver uma nova estrutura em ferro que suporta o tabuleiro de betão. O investimento total rondou os dois milhões e 300 mil euros.

Nenhum comentário: