segunda-feira, setembro 12, 2005

Confraria da Chanfana entronizou confrades


O seleccionador nacional foi uma das figuras do dia, ontem em Vila Nova de Poiares. Luís Felipe Scolari foi entronizado confrade de honra da Confraria da Chanfana, uma distinção partilhada por outras figuras ilustres da região e do país.

Decorreu ontem com toda a pompa e circunstância o IV Grande Capítulo da Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares, a que se associaram centenas de confrades e confreiras das mais diversas Confrarias Nacionais e Estrangeiras. Uma verdadeira festa, que engalanou o programa da Poiartes ? XVI Feira Nacional de Artesanato e VI Mostra de Gastronomia, que hoje encerra.
O programa começou logo pelas 10 horas da manhã, com uma missa solene em São Miguel de Poiares, à qual se seguiu o tradicional desfile.
Depois de reunidos junto ao Pavilhão Polidesportivo Municipal, os confrades desfilaram pelas principais artérias da sede de concelho, tirando a tradicional ?foto de família? na monumental escadaria do Santuário a Cristo.
Posteriormente teve lugar a Cerimónia de Entronização de novos Confrades de Honra e Efectivos, com especial destaque para os primeiros, onde se encontravam algumas personalidades provenientes dos mais variados quadrantes da vida social, desportiva, económica, política e científica da região e do país.
Assim, foram entronizados como Confrades de Honra André Sardet, cantor e compositor, Diana Pereira, modelo/manequim, José Barros, responsável pelo Departamento Médico da Associação Académica de Coimbra / OAF, Luís Felipe Scolari, Seleccionador Nacional de Futebol, Luís Miguel Cunha, professor Universitário, Luís Fortes da Cunha, escritora, Manuel Antunes, Director do Centro de Cirurgia Cardiotorácia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Padre Vítor Melícias, presidente da União das Misericórdias, e Vítor Ribeiro, presidente do Conselho de Administração do Grupo Alves Ribeiro.
Como Confrades Efectivos, foram ainda entronizados António Silva Carvalho, Arnaldo Quaresma, Augusto Lima, Carlos Godinho, Eduardo Lima, Dr. Paulo Penedos, Henriques Jones, Luís Pinto, Dr. Nuno Campos, Restaurante ?As Medas? e Sérgio Nunes.
Durante esta cerimónia bastante participada (o salão estava a ?rebentar pelas costuras?), o eterno presidente dos presidentes de tudo e juiz da Confraria da Chanfana, Jaime Soares, voltou a referir o novo doce típico de Vila Nova de Poiares, o Poiarito, que perpetua na história a tradição do concelho na doçaria.
Para o ano deve promover o Emplastrozito.
Após a cerimónia de Entronização seguiu-se o banquete, que teve lugar no Pavilhão de Santa Maria, onde a chanfana pode ser degustada por todos os comensais, assim como o Poiarito.
Encomende para o proximo ano o Emplastrozito.

Nenhum comentário: