domingo, novembro 27, 2005

As Aldeias só têm razão de ser se houver lá pessoas a viver

Na Beira Serra há uma associação de desenvolvimento local que ao longo de 11 anos aposta em que as aldeias dos concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua tenham razão de existir, contribuindo para que vivam lá pessoas e que estas se sintam úteis. Esta tem sido uma tarefa da ADIBER, dirigida pelo médico José Cabeças, usando como arma o programa comunitário Leader e estabelecendo inúmeras parcerias. Só sentindo o pulsar das populações e conhecendo por dentro os seus problemas é que se consegue trabalhar no processo de integração das pessoas na vida activa e aproveitar da melhor forma os escassos recursos.

As Câmaras têm de ter esta preocupação, como acontece noutros países, e não apenas em colocarem os tubos debaixo do chão com água e saneamento nas aldeias, que daqui a uns tempos não têm lá ninguém a viver, considera, dando conta de outra situação:
Tinha sempre a preocupação de perguntar quantas crianças abandonavam a escola e, na Câmara, chamava a assistente social e íamos ver o que se passava com os miúdos. É assim que se combate o abandono escolar e não somente a partir do Ministério da Educação.
No apoio às crianças e jovens, José Cabeças recorda que já em 2000 colocaram Internet nas escolas, através de um projecto apresentado ao Leader, e tinham criado transportes escolares com veículos modernos e adequados

Um comentário:

Anônimo disse...

Ha concelhos aonde se trabalha e com muita dificuldade.
Noutros só se faz barulho.
Ainda estamos à espera do corte da Estrada da Beira pelo presidente de Poiares.
Queriamo-nos rir um pouco, pois chamava-se a televisão e faziamse umas entrevistas para aparecer na televisão.
Fazia-se como se faz nos incendios florestais.
E por falar nisso,os presidentes das camaras já fizeram alguma coisa para prevenir os incendios do proximo ano?
Ou melhor , já compraram mais equipamentos aos colegas estabelecidos?