terça-feira, novembro 15, 2005

Zorro com caminho até ao Carvalho ....


O Regimento de Engenharia nº3 (RE 3) do Exército deve dar por concluído, até ao final do ano, o caminho que vai ligar a povoação do Zorro ao cimo da Serra do Carvalho.
A obra resulta de um protocolo firmado entre o RE 3 (Espinho) e a Câmara Municipal de Coimbra, a 31 de Agosto último, poucos dias depois daquela zona ter sido devastada pelo grande incêndio que assolou a região de Coimbra.
A estrada que serve Palheiros, Carvalhosas e Zorro, na margem esquerda do Mondego, acaba nesta última povoação. E, a seguir à aflição dos incêndios, temem-se grandes derrocadas de terra, que podem obstruir a única estrada e deixar os moradores do Zorro, em especial, ?encurralados? na sua terra (têm o Mondego em baixo e encostas com um declive muito acentuado em cima).

O problema, se não chover muito nas próximas semanas, pode estar resolvido até final deste ano. Resolvido, mas apenas parcialmente, uma vez que o Exército abre caminhos mas não os asfalta - «Não concorre com privados».
O dirigente dos Sapadores de Coimbra,notou que aquele caminho é importante, também, por poder facilitar o combate a novos incêndios na zona. Um cenário muito provável, «se o ordenamento do território continuar como está». .

A colaboração do Exército com a Protecção Civil de Coimbra não se fica por aqui. Os BSC estão em vias de assinar um protocolo com aquele mesmo RE 3, para que dois sapadores aqui possam fazer um curso de operador de equipamentos pesados de engenharia (retroescavadoras, bulldozers, etc).

O objectivo é que, abram caminhos e aceiros nas matas, para prevenir e facilitar o combate aos incêndios.
«Todo esse trabalho pode ser feito com a prata da casa», sublinhou o comandante dos sapadores, concluindo que seria uma forma de a Câmara de Coimbra evitar a contratação de máquinas privadas e poupar dinheiro.

Nenhum comentário: