quarta-feira, novembro 02, 2005

Jaime Soares tinha e tem razão.................

Jaime Soares tinha e tem razão....quando não queria apoiar Cavaco.

Cavaco resguarda-se. Fala o menos possível. Diz o que o marketing lhe sugere. Não muda um milímetro à estratégia definida há meses pelo mesmo marketing. Foge dos debates como o diabo da cruz.


Apresentou-se como uma vestal, virgem do pecado da política, sem querer misturar-se - que horror, que gente! - com o PSD, o Partido que dirigiu durante doze anos e que o tornou conhecido em Portugal.

Quem era Cavaco antes de ser do PSD e ministro (meramente técnico, ao que parece) de Sá Carneiro? É um dos mistérios do mito.

Foi primeiro-ministro três vezes, até ao célebre tabu, quando abandonou o Governo - sem explicações - porque as "vacas gordas" europeias começaram a emagrecer.
Abandonou o poder, fugiu às suas responsabilidades perante os eleitores mas não consta que, nessa altura, tivesse abandonado o PSD.
Entregou-o a um leal "servidor", Fernando Nogueira amigo de peito de jaime Soares, que aliás atraiçoou, como se sabe. Mas o homem que não é político - que horror! - nem muito menos político profissional, apresentou-se depois como candidato - derrotado! - a Presidente da República, apoiado, diz-se mesmo, empurrado, pelo PSD.

Dez anos se passaram. Em que falou quase só por monossílabos: conferências técnicas, dois ou três artigos dirigidos contra "companheiros" do partido e dois livros anódinos de memórias. Foram dez anos a ruminar a "vingança", sem tomar posições políticas, para refazer a virgindade perdida e voltar à política, como não-político e poder voltar a candidatar-se como "supra-partidário". Supra-partidário? Que mentira! O partido submisso, esperou, disfarçou. Que remédio! Consumada a apresentação, o líder do partido, Marques Mendes, coitado, o tal que tambem escorraçou o amigo Santana Lopes, solicitou respeitosamente uma audiência para comunicar ao "supra-partidário" que o partido o apoia, por "unanimidade e aclamação".
Um unanimismo que mostra como o PSD está desvitaminizado: uma sombra do que foi e onde já muito boa gente já não se revê.!

Isto, claro, à superfície. Porque a realidade é diversa: em privado os "laranjinhas" conspiram, os anti-corpos que tem Cavaco - no interior do seu Partido e na Direita - são tremendos e vêm, às vezes, ao de cima.
Ninguém gosta de ser maltratado ou menosprezado.

Por enquanto, o político que não aceita sê-lo, o falso supra-partidário, está no Olimpo. Veremos se o marketing, que lhe recomenda os silêncios estudados e o preserva dos contactos impuros com os eleitores - e sobretudo com os outros Candidatos em presença - leva a melhor.
Veremos se o dinheiro, que se presume não falta - os negocistas, certos banqueiros, alguns grupos financeiros que mandam na Comunicação Social e, estranhamente a RTP e a RDP públicas que teimam em não praticar a isenção que lhe é imposta por lei - podem mais do que o instinto, o bom senso, a memória e a tradicional sabedoria do eleitorado português.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ó meu triste. Chuchalista já todos vimos que és, mas mentir não. O Cavaco Silva nunca abandonou qualquer governo comos os tolos dos teus correligionários. Em 1995, saiu de primeiro ministro no termo do seu mandato. O PSD, com Fernando Nogueira, não ganhou e foi mau porque viu-se no que deu os (des)governos do Guterres. Cavaco Silva, foi simplesmente o melhor primeiro ministro que serviu Portugal no sec. XX e o povo sabe disso. Mesmo melhor do que o Salazar dos primeiros tempos. Por issso vai ganhar e bem ao caquético e ao lírico, ilustres representantes do teu triste partido. Percebbeste?...

Anônimo disse...

A nossa memória não é curta...!
Não esquecemos a "porrada" que ele e o dias loureiro mandaram a polícia de "choque" dar nos populares que se manifestavam na PONTE...! Lembram-se...?! E o rapaz que, durante os mesmos acontecimentos, mandaram para uma cadeira de rodas...?! Não esquecemos o episódio da queda das acções cotadas na bolsa...,provocadas pelas bocas inopinadas que lançou, depois de deixar chegar a especulação bolsista onde chegou..., prejudicando milhares de pequenos aforradores...! Não esquecemos os milhares de recibos verdes que criou forçando à sua posterior integração na Função Pública e criando a situação actual que prejudica o País e também todos os Funcionários Públicos que já o eram à data da reboada de admissões..., para ganhar mais uns votitos...! Não esquecemos a Reforma das Carreiras da FP que, com a sua discípula Manela Azeda o Leite, engendrou, aumentando exponencialmente os encargos do Estado com os vencimentos da FP ...! Não esquecemos que por esses desvarios os funcionários do Estado são agora diabolizados como se fossem os responsáveis pela situação...! Não esquecemos a incompetência que em tudo isto e em tudo o resto mostrou ter...!
Não esquecemos a resposta que, por tudo isto lhe demos, e que vamos dar de novo _ a DERROTA, mais uma vez, nas suas pretensões a ascender à cadeira mais alta de Portugal...! Ele que se cuide...!