quarta-feira, novembro 02, 2005

Souselas - Falta informação sobre emissões da cimenteira

Valiam o que valiam, porque os dados divulgados resultavam do auto-controlo feito pela empresa. Só que, neste momento, ninguém acede à informação sobre as emissões da cimenteira de Souselas

Foi em nome da «transparência» e do «grande interesse público» que, em Outubro de 2004, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) convocou a comunicação social para declarar que as emissões de efluentes da cimenteira de Souselas estariam disponíveis na internet.
A intenção pouco durou e os dados apresentados não são actualizados há mais de um ano. Também não se sabe muito bem quem os tem e quem tem a obrigação de os divulgar. José Manuel Martins, vice-presidente da CCDRC, explica-nos que «a informação das empresas que têm medições em contínuo passam a serem enviadas directamente para o Instituto do Ambiente, pelo que os dados já nem passam por aqui». Aquele responsável afirmou que a CCDRC «não dispõe dessa informação» para que possa actualizar os dados, da mesma forma que «também desconheço se há outras formas de ter acesso a esses valores».
Ficou a certeza de que os novos responsáveis da CCDRC tencionam actualizar o portal de internet, pelo que este poderá ser um assunto a abordar na página que está a ser recriada.
Neste momento, a única informação disponível para consulta sobre as emissões da cimenteira de Souselas pertencem a um passado que termina em Abril de 2004 e estão acessíveis em www.ccr-c.pt, optando depois pelo portal da Direcção Regional do Ambiente em www.drc-centro.pt , que dá acesso à janela que contém a ?Caracterização de Efluentes de Empresas da Região Centro?; é aí que se encontram os dados emitidos pela Cimpor, uma vez que toda a informação disponibilizada sempre teve por base o auto-controlo que a própria empresa faz. De 1988 a 2004, estão ali as emissões apresentadas pela cimenteira de Souselas sobre os parâmetros medidos em contínuo de Nox e de CO e ainda as partículas no ar ambiente, estando também sinalizados os excessos que a empresa apresentou e que se terão cingido a 1998.

Nenhum comentário: