domingo, novembro 13, 2005

Lousã mostra produtos da serra



A vila da Lousã está a ser palco de mais uma Feira do Mel e da Castanha. Na XVI edição marcam presença 82 expositores, 37 dos quais apicultores. Para hoje domingo, último dia do certame, está marcado o lançamento de um livro, animação e um magusto popular

O governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, inaugurou ontem à tarde a XVI Feira do Mel e da Castanha da Lousã, um evento que reúne este fim-de-semana 82 expositores no Pavilhão Municipal de Exposições da Lousã, dos quais 37 são apicultores.
Acompanhado do presidente da autarquia, Fernando Carvalho, e de várias individualidades e autarcas do concelho, o governador civil percorreu a área de exposição onde, para além do mel e da castanha, se encontram outros produtos endógenos da região serrana, como os licores, os vinagres e as aguardentes de mel, noz e avelã. Ao (bastante) público que à hora da inauguração se encontrava no recinto foi distribuído um livro em miniatura, editado pela Câmara Municipal, com receitas de mel e castanha recolhidas pelos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho.
Esta é a XVI edição da Feira do Mel e da Castanha, mas desde há cinco anos que este certame só aceita mel certificado, uma medida tomada pelo autarca Fernando Carvalho que tem dado os seus frutos.
Segundo António Carvalho, presidente da Lousãmel ? Cooperativa Agrícola de produtores da Serra da Lousã e concelhos limítrofes, «de há quatro anos para cá houve uma aumento de 100% nos pedidos de certificação». «Só este ano recebemos 140 pedidos», acrescentou.
A região demarcada da Serra da Lousã, que envolve 10 concelhos, produz anualmente cerca de 200 toneladas de mel, embora só 40 sejam sujeitas a certificação. Em virtude dos incêndios deste Verão que destruíram uma enorme área florestal, a produção dos próximos anos deverá diminuir nos municípios mais afectados. Na Lousã, Góis e Castanheira de Pêra a produção não deverá registar alteração, uma vez que passaram praticamente incólumes aos fogos. Às 18h00 há o tradicional magusto popular, no exterior do parque de exposições.

Nenhum comentário: