terça-feira, maio 15, 2007

Incêndios florestais: Fase Bravo arranca hoje

Arranca esta terça-feira, em todo o País, a primeira fase do dispositivo nacional de combate a incêndios elaborado pelo Governo, denominada Fase Bravo, a qual deveria contar com o envolvimento de 14 meios aéreos. Hoje já estão disponiveis dois helicópteros da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) . No final da Fase Bravo a 30 de Junho estarão a funcionar todos os meios associados, a partir de 1 de Junho, oito aviões ligeiros de combate a incêndios estarão operacionais. De acordo com a directiva aprovada pelo Governo, hoje deverão arrancar 15 equipas helitransportadas de combate a incêndios: nove dos Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro, da GNR, quatro da ANPC e uma dos voluntários. Durante a Fase Bravo, o dispositivo será composto por 6065 elementos e 1271 viaturas, estando igualmente previsto o envolvimento de 24 meios aéreos – 14 helicópteros (quatro ligeiros, quatro médios e seis pesados), oito aviões ligeiros e dois pesados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jaime Soares deve estar satisfeito com estas decisões. Agora já tem alguem que mande e que encare o combate aos fogos florestais como uma ciência.
O combate a fogos já não pode ser comandado por analfabetos.
Ate o fogo por vezes é uma necessidade e por isso deve ser tratado e combatido como deve ser. O fogo só é uma tragedia quando se facilita o mau ordenamento do territorio e o seu devido e necessario tratamento.
É como as cheias nos rios. Antigamente eram uma benção, hoje em dia são tragedias. Perspectivas de vida.
Vamos estar atentos ao paleio dos nossos autarcas.

Anônimo disse...

Apoiado.