O Ministério Público (MP) e o advogado de defesa pediram, ontem, a absolvição do presidente da Câmara de Poiares, Jaime Soares. O autarca é acusado de abuso de poder, peculato e peculato de uso, crimes que não ficaram provados durante o julgamento que decorreu no Tribunal de Penacova. A leitura da sentença está agora marcada para o próximo dia 9. Após a audição das testemunhas, o próprio procurador do MP pediu a absolvição do arguido e considerou que em Poiares, como noutras autarquias, "há processos em que as facções políticas usam e abusam de procedimentos criminais para outros fins". Segundo a acusação, Jaime Soares, presidente da Câmara desde há 33 anos e actual líder da Distrital do PSD/Coimbra, terá alegadamente usado meios humanos e materiais do município em obras particulares, quer dele próprio quer da Associação para o Desenvolvimento Integrado de Poiares (ADIP). Nas alegações, o procurador sustentou que, no caso da construção de anexos na casa do autarca, não se provou que alguns funcionários da edilidade tenham trabalhado nessas obras durante o horário de expediente, podendo estes fazer biscates aos fins-de-semana, como terá acontecido. Já em relação à ADIP, em cujas instalações s Câmara construiu dois fornos, alegou poder tratar-se de um apoio àquela associação, que é uma IPSS e que desenvolve projectos de formação, neste caso a preservação de artesanato em barro preto, uma tradição local.Por seu lado, o advogado de defesa, Rodrigo Santiago, considerou que este processo não passa de "uma cabala". "Aquilo que era acusação deixou de o ser e estivemos aqui a perder tempo", disse. Para Rodrigo Santiago, "alguém resolveu fazer uma acusação e o resultado foi este nada provado". "Agora, o MP repensou e verificou que não há razão para condenação. Mas nem sequer devia ter havido acusação", defendeu o advogado. No final da audiência, Jaime Soares emocionou-se e chegou mesmo a chorar. "Os derrotados não me deixam viver em paz", disse, para concluir que "todas as testemunhas vieram dizer o contrário da acusação, excepto os três que me acusaram".
10 comentários:
Ainda bem que que se safou. Como já ninguem acredita nele ao menos deixem-no ir em paz.
Isto aconteceu a quase todos os presidentes de câmara.
Por ciumes, so um ou outro não escapou.
Haja Deus, já que a Justiça por vezes é cega!
Honestamente, tenho pena dos funcionários que testemunharam "a favor" do acusado; só Deus saberá quantas noites passaram sem dormir!
Quanto à ADIP... sem comentários.
É lamentável que este senhor ainda esteja na câmara de Poiares, o povo ainda não abriu os olhos, e ainda por cima só faz alguma coisa em benefício da vila, é óbvio que o povo esteja revoltado.
Os tres que ele diz que o acusaram, não mentiram, disseram aquilo que viram. Os empregados da Câmara que disseram que não trabalharam lá, que não usram material da câmara, esses sim, mentiram. O ministério público tem provas da judiciária. Essas provas é que o levaram ao tribunal. Cuidado! Estamos todos os dias a ouvir, que se deve denunciar a Corrupção, o peculato, o abuso de poder, etc. etc. etc.? Quando alguns se dignam denunciar, arranjar provas e dar cara em tribunal, os juizes e alguns advogados de "peso" alimentam estas situações e colocam mal os denunciantes.
Pois esses desgraçados estão feitos. Ou reformam-se ou vão de castigo roçar mato para a Serra do Carvalho para ajudar na prevenção aos fogos.
Pois o CASO JAIME SOARES É UMA VERGONHA.Lamentável que os nossos juizes atinjam nível tão baixo.
A Polícia Judiciária sabe muito bem o que se passa !! E os Jantares em Coimbra ? E as chanfanadas, até na Assembleia da República. Se compram uns aos outros.Triste nível a que chegou a nossa Sociedade.
Quem é o advogado do Jaime Soares ?Dizem que é maçon tal como o Jaime Soares, será que o Juiz do Ministério Público também é?
Até onde irá este País ? A história vai ser dura para este tipo de gente.Quanto ganha um presidente de Câmara... dizem que ganha pouco. Então de onde vem o dinheiro ao Jaime Soares para almoços, jantares, carros para ele e para filhos, viagens. É o povo que paga!!! Isto não é inveja, é um desaforo da Justiça, é uma incompetência da Policia Judiciária.
BASTA!!!! SENHORES SANGUESSUGAS !!
Pobre povo. !!
O Jaime Soares utiliza sempre a linguagem que lhe interessa, do ataque,do insulto,da mentira, do amedrontamento.É o Jardim, é o Valentin e ninguem os pára!!
O que pode um cidadão fazer quando tudo que ele, Jaime, faz é permitido com base em princípios democráticos, mas tem um agente que é um Cacique?
Hitler também subiu ao poder com base na democracia!!
REVOLTEM-SE E NÃO SE QUEIXEM !!
Agora só se espera que ele desmascare as acusações. Os que o denunciaram e a PJ não mentiram. Há algo que falha na justiça, se ela existe. Não será apenas um teatro?
Deixem que ha coisas piores ainda.
Agora os tais amigos ja lhe começaram a mijar para as botas.Ate aqui na Lousã o topam bem
Não pondo em causa a competência e a honestidade do Senhor Advogado que o defendeu, acho deveras estranho que nenhuma das pessoas que acusou o presidente não ter pedido como provas para a acusação, facturas/recibos dos materiais utilizados nas ditas obras, ou será que esses materiais foram cedidos ao abrigo da Lei do Mecenato?
Outro facto, na minha perspectiva, curioso também e não menos estranho é o de ele, presidente e respectivas "testemunhas abonatórias" (que Deus ajude algumas delas),alegarem que as tais obras foram realizadas fora das horas de trabalho, enquanto empregados, foram "biscates".
Agora pergunto: trabalharam de borla? Se sim, grandes amigos ele (presidente) tem; se não, pergunto ainda:declararam para efeitos de IRS os montantes recebidos? Se declararam, as minhas desculpas por duvidar da honestidade desses funcionários, se não declararam, como é? O Sol (impostos) quando nasce é para todos.
Quanto a algumas testemunhas abonatórias não é relevante falar nas mesmas... Para bom entendedor meia palavra basta.
Aos administradores deste blog, fica aqui o meu pedido de desculpa por utilizar este espaço para este desabafo fi-lo porque sei que o presidente encarrega-se de mandar alguém "vir aqui" ler as últimas.
Bom trabalho, continuem a informar e esclarecer tudo o que se passa não só no Concelho de Vila Nova de Poiares mas também o que nos rodeia.
E já dizia o velho ditado: "Quem não se sente, não é filho de boa gente".
Calarmo-nos, NUNCA!
Apetecia-me assinar mas...
Deixei um post muito semelhante a este no Blog da Moura-Morta, eles também merecem estar esclarecidos.
Digo eu!
9:48h e não 8:48h
10 de Maio de 2007.
Assinava mas....
Postar um comentário