segunda-feira, maio 07, 2007

JAIME SOARES - Vai ser ilibado


O Ministério Público (MP) e o advogado de defesa pediram, ontem, a absolvição do presidente da Câmara de Poiares, Jaime Soares. O autarca é acusado de abuso de poder, peculato e peculato de uso, crimes que não ficaram provados durante o julgamento que decorreu no Tribunal de Penacova. A leitura da sentença está agora marcada para o próximo dia 9. Após a audição das testemunhas, o próprio procurador do MP pediu a absolvição do arguido e considerou que em Poiares, como noutras autarquias, "há processos em que as facções políticas usam e abusam de procedimentos criminais para outros fins". Segundo a acusação, Jaime Soares, presidente da Câmara desde há 33 anos e actual líder da Distrital do PSD/Coimbra, terá alegadamente usado meios humanos e materiais do município em obras particulares, quer dele próprio quer da Associação para o Desenvolvimento Integrado de Poiares (ADIP). Nas alegações, o procurador sustentou que, no caso da construção de anexos na casa do autarca, não se provou que alguns funcionários da edilidade tenham trabalhado nessas obras durante o horário de expediente, podendo estes fazer biscates aos fins-de-semana, como terá acontecido. Já em relação à ADIP, em cujas instalações s Câmara construiu dois fornos, alegou poder tratar-se de um apoio àquela associação, que é uma IPSS e que desenvolve projectos de formação, neste caso a preservação de artesanato em barro preto, uma tradição local.Por seu lado, o advogado de defesa, Rodrigo Santiago, considerou que este processo não passa de "uma cabala". "Aquilo que era acusação deixou de o ser e estivemos aqui a perder tempo", disse. Para Rodrigo Santiago, "alguém resolveu fazer uma acusação e o resultado foi este nada provado". "Agora, o MP repensou e verificou que não há razão para condenação. Mas nem sequer devia ter havido acusação", defendeu o advogado. No final da audiência, Jaime Soares emocionou-se e chegou mesmo a chorar. "Os derrotados não me deixam viver em paz", disse, para concluir que "todas as testemunhas vieram dizer o contrário da acusação, excepto os três que me acusaram".

10 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que que se safou. Como já ninguem acredita nele ao menos deixem-no ir em paz.
Isto aconteceu a quase todos os presidentes de câmara.
Por ciumes, so um ou outro não escapou.

Anônimo disse...

Haja Deus, já que a Justiça por vezes é cega!
Honestamente, tenho pena dos funcionários que testemunharam "a favor" do acusado; só Deus saberá quantas noites passaram sem dormir!
Quanto à ADIP... sem comentários.

Anônimo disse...

É lamentável que este senhor ainda esteja na câmara de Poiares, o povo ainda não abriu os olhos, e ainda por cima só faz alguma coisa em benefício da vila, é óbvio que o povo esteja revoltado.

Anônimo disse...

Os tres que ele diz que o acusaram, não mentiram, disseram aquilo que viram. Os empregados da Câmara que disseram que não trabalharam lá, que não usram material da câmara, esses sim, mentiram. O ministério público tem provas da judiciária. Essas provas é que o levaram ao tribunal. Cuidado! Estamos todos os dias a ouvir, que se deve denunciar a Corrupção, o peculato, o abuso de poder, etc. etc. etc.? Quando alguns se dignam denunciar, arranjar provas e dar cara em tribunal, os juizes e alguns advogados de "peso" alimentam estas situações e colocam mal os denunciantes.

Anônimo disse...

Pois esses desgraçados estão feitos. Ou reformam-se ou vão de castigo roçar mato para a Serra do Carvalho para ajudar na prevenção aos fogos.

Anônimo disse...

Pois o CASO JAIME SOARES É UMA VERGONHA.Lamentável que os nossos juizes atinjam nível tão baixo.
A Polícia Judiciária sabe muito bem o que se passa !! E os Jantares em Coimbra ? E as chanfanadas, até na Assembleia da República. Se compram uns aos outros.Triste nível a que chegou a nossa Sociedade.
Quem é o advogado do Jaime Soares ?Dizem que é maçon tal como o Jaime Soares, será que o Juiz do Ministério Público também é?
Até onde irá este País ? A história vai ser dura para este tipo de gente.Quanto ganha um presidente de Câmara... dizem que ganha pouco. Então de onde vem o dinheiro ao Jaime Soares para almoços, jantares, carros para ele e para filhos, viagens. É o povo que paga!!! Isto não é inveja, é um desaforo da Justiça, é uma incompetência da Policia Judiciária.
BASTA!!!! SENHORES SANGUESSUGAS !!
Pobre povo. !!
O Jaime Soares utiliza sempre a linguagem que lhe interessa, do ataque,do insulto,da mentira, do amedrontamento.É o Jardim, é o Valentin e ninguem os pára!!
O que pode um cidadão fazer quando tudo que ele, Jaime, faz é permitido com base em princípios democráticos, mas tem um agente que é um Cacique?
Hitler também subiu ao poder com base na democracia!!
REVOLTEM-SE E NÃO SE QUEIXEM !!

Anônimo disse...

Agora só se espera que ele desmascare as acusações. Os que o denunciaram e a PJ não mentiram. Há algo que falha na justiça, se ela existe. Não será apenas um teatro?

Anônimo disse...

Deixem que ha coisas piores ainda.
Agora os tais amigos ja lhe começaram a mijar para as botas.Ate aqui na Lousã o topam bem

Anônimo disse...

Não pondo em causa a competência e a honestidade do Senhor Advogado que o defendeu, acho deveras estranho que nenhuma das pessoas que acusou o presidente não ter pedido como provas para a acusação, facturas/recibos dos materiais utilizados nas ditas obras, ou será que esses materiais foram cedidos ao abrigo da Lei do Mecenato?
Outro facto, na minha perspectiva, curioso também e não menos estranho é o de ele, presidente e respectivas "testemunhas abonatórias" (que Deus ajude algumas delas),alegarem que as tais obras foram realizadas fora das horas de trabalho, enquanto empregados, foram "biscates".
Agora pergunto: trabalharam de borla? Se sim, grandes amigos ele (presidente) tem; se não, pergunto ainda:declararam para efeitos de IRS os montantes recebidos? Se declararam, as minhas desculpas por duvidar da honestidade desses funcionários, se não declararam, como é? O Sol (impostos) quando nasce é para todos.
Quanto a algumas testemunhas abonatórias não é relevante falar nas mesmas... Para bom entendedor meia palavra basta.
Aos administradores deste blog, fica aqui o meu pedido de desculpa por utilizar este espaço para este desabafo fi-lo porque sei que o presidente encarrega-se de mandar alguém "vir aqui" ler as últimas.
Bom trabalho, continuem a informar e esclarecer tudo o que se passa não só no Concelho de Vila Nova de Poiares mas também o que nos rodeia.
E já dizia o velho ditado: "Quem não se sente, não é filho de boa gente".
Calarmo-nos, NUNCA!
Apetecia-me assinar mas...
Deixei um post muito semelhante a este no Blog da Moura-Morta, eles também merecem estar esclarecidos.
Digo eu!

Anônimo disse...

9:48h e não 8:48h
10 de Maio de 2007.
Assinava mas....