O TROÇO DO IC6 ENTRE CATRAIA DOS POÇOS E POÇO DO GATO,IRÁ FICAR CONCLUÍDO EM 2010.
O troço do IC6 entre Catraia dos Poços no concelho de Arganil e o Poço do Gato no limite concelho Tábua com Oliveira do Hospital em consulta pública no Instituto do Ambiente.
O relatório foi elaborado entre Julho e Dezembro de 2006 e tem por objectivo fundamental verificar a conformidade ambiental do Projecto de Execução do troço do IC6, entre Catraia dos Poços e o Nó de Tábua [km 17+210], de acordo com os critérios estabelecidos na Declaração de Impacte Ambiental [DIA] e Parecer da Comissão de Avaliação, emitidos em Novembro de 2004, no âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental do IC6 – Catraia dos Poços / Vendas de Galizes, em fase de estudo prévio.
O IC6 'desenvolver-se-á entre Coimbra, onde se deverá articular com o IP3, e a Covilhã, onde se deverá articular com o IP2, tendo como ponto de passagem Vendas de Galizes, local onde se ligará ao futuro IC7, promovendo este último a ligação entre o IC6 e o IP5 em Celorico da Beira'.
O troço do IC6, objecto do presente estudo, terá início no fim do lanço já construído do IC6 – Raiva / Catraia dos Poços, já em funcionamento, e termina ao km 17+210, após o Nó de Tábua que articula o IC6 com a EN17 e com a futura Variante a Tábua já aprovada [em fase de projecto de execução], tendo início na freguesia de São Martinho da Cortiça, no concelho de Arganil, desenvolvendo-se depois nas freguesias de Carapinha, Mouronho, Covelo, Sinde, Espariz, S. João da Boavista, Pinheiro de Coja e de Candosa, no concelho de Tábua. O relatório chama a atenção para o facto deste troço, actualmente em estudo 'não corresponder à totalidade do lanço do IC6 – Catraia dos Poços / Vendas de Galizes estudado em fase de estudo prévio'. O investimento global previsto para a construção do troço do IC6 entre Catraia dos Poços e no Nó de Tábua 'estima-se em sensivelmente 46,1 milhões de euros'.
Obra começa no 1.º trimestre de 2008.
O processo de Avaliação de Impacte Ambiental revela, ainda, que a construção irá ocorrer entre o '1.º trimestre de 2008 e o 1.º trimestre de 2010, estimando-se que a abertura ao tráfego aconteça no final deste último trimestre'.
Prevê-se um 'perfil transversal tipo com um via de tráfego em cada sentido, assim constituído: uma faixa de rodagem com 7,50 m de largura com uma via por sentido com 3,75 m cada, duas bermas exteriores com 2,50 m de largura, totalmente pavimentadas'.
De acordo com o Estudo de Tráfego, elaborado pela TIS, espera-se neste lanço do IC 6 um Tráfego Médio Diário Anual [TMDA] na ordem 6850 veículos no ano 2010. A percentagem de pesados prevista é de 13 por cento.
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