domingo, outubro 28, 2007

Jaime Soares explica sanções aplicadas pelos municípios

Jaime Soares naquilo que lhe compete aconselha o governador civil do distrito de Coimbra a “ser equilibrado, justo e rigoroso nas suas análises e posteriores declarações”.
O representante da AN Municípios na área da Protecção Civil não gostou de ouvir as declarações de Henrique Fernandes, em relação à aplicação de sanções no que concerne aos autos de contra-ordenação levantados pela GNR, em matéria de falta de limpeza dos espaços florestais, ou de queimadas proibidas”.Para Jaime Soares – que, recentemente, aconselhou o 2.º comandante da GNR nesse sentido –, não pode Henrique Fernandes esquecer de que os baixos números de ignições de fogos florestais se devem às “favoráveis condições climatéricas” e a duas entidades que têm contribuído, uns para a eliminação dos fogos florestais, outros para evitar a sua propagação – as autarquias, “na área de prevenção e planeamento (a maior parte das vezes em substituição do Estado)” e os bombeiros. De seguida, Jaime Soares adianta os números dos autos de contra-ordenação levantados e dos seus resultados, de acordo com informação recolhida em 207 municípios portugueses:
• Autos de contra-ordenação levantados pela GNR e entregues aos municípios – 4.382
• Sanções aplicadas / Admoestações – 1.182
• Coimas aplicadas – 713
• Processos em fase de instrução – 2.366
• Processos arquivados – 121
O autarca lembra, depois, que a admoestação é uma sanção prevista em lei e que as coimas aplicadas se “baseiam estritamente numa análise rigorosa, mas não como atitude repressiva”. Por outro lado, os processos em fase de instrução estão a ser “rigorosamente analisados, porque os relatórios dos autos de contra-ordenação, na esmagadora maioria dos casos, não são tão explícitos quanto se desejaria para que se possa fazer uma justiça conscienciosa”. Já no que concerne aos arquivamentos, sublinha o facto de os infractores “corrigirem em tempo, e como tal cumprindo a lei, os pressupostos que deram origem à contra-ordenação”.O dirigente da ANMP reafirma que os municípios “não querem, à custa de multas ou de coimas, angariar verbas para engordar os seus orçamentos”. E acrescenta que as sanções, “a serem aplicadas, deixariam muitos cidadãos do mundo rural à míngua de rendimentos”.Assim, Jaime Soares aconselha o governador civil a que, “antes de fazer declarações precipitadas e injustas, sobreponha os valores da solidariedade e humanismo à repressão e à aplicação de coimas a qualquer preço, não devendo esquecer que a floresta é também um bem social”. A concluir, recorda a proposta, que a ANMP subscreve, de criar um livro de instruções para que o agente de autoridade, ao preencher o auto de contra-ordenação, refira rigorosamente, ao momento, as razões objectivas da contra-ordenação, nomeadamente a situação climatérica, o local da queimada e os cuidados que estavam a ser tidos pelo infractor.
In Diário das Beiras

5 comentários:

Anônimo disse...

Ele devia era ser homem!... Quando lhe pedem licenças, diz: Não lhe as dou enquanto disser mal de mim. E aparece aqui com estas atoardas, manda a Polícia Municipal "Os lambe-botas dele" a todo o lado, logo que veja pessoas a "fumar". Possivelmente ainda não encontrou alguém que ele considera "inimigo" aqueles que dizem mal dele a queimar os papeis com a assinatura dele na "Cambra", para os multar. Porco imundo!...

Anônimo disse...

Ora esse péssimo gestor do estado, onde recebe o ordenado, pois na venda de sucatas nunca deu nada, não quer coimas a quem não limpar a floresta. Sabem porquê? Por a Câmara onde ele come e gasta à fartazana, tomou os baldios florestais, ou chamou-os a si, e não tem limpeza nenhuma. Assim sendo não pode exigir aos outros aquilo que ele não faz.

Anônimo disse...

Não sei porque criticam o presidente, se foram os poirenses que o elegeram!
É porque gostam dele!não acham?

Anônimo disse...

Alguns lambe-botas, que o suportam é apenas para se utilizarem dele em seu benefício, levando os encautos a votar nele. Assim ele ganha sempre, visto esses lambe-botas, não serem capazes de ocuparem lugares de chefia.

Anônimo disse...

A política do Jaime, é a expressão duma formação salazarista.
Caça aos descontentes, implementação e manutenção do medo, denuncia dos incautos.
Esbanjamento dos dinheiros públicos é o que é !!
Mas se Poiares está como está, mais desenvolvido, deve-se aos agentes particulares e não à gestão dele, o Jaime. Quem construiu os prédios e as vivendas foi a Camara? Não!!! foram os privados!! Ele nem saneamento instalou para que os investidores tivessem uma vida mais sã.
Só quem não conhece o País se orgulha do que Poiares cresceu, pudera, a esbanjar dinheiro que os vinfouros terão que pagar !!
E o saneamento quem o deveria ter feito: a Camara, mas antes esbanjou dinheiros a torto e a direito com monumentos megalómanos como, a Fraga, o Cristo, agora à raça poiarense(principio fascizante dele!!). São obras sem resultados sociais.
E os passeios na Vila com buracos e na zona industrial que são uma vergonha, pondo em risco a vida das pessoas!!
E as escolas sem condicões para as crianças ?!
E agora aquela ideia peregrina e lamentável do campo de golf que ele diz querer construir, sem dinheiro.?
E o campo de aviação? Como se esbanja o dinheiro !!
E a falta de tratamento da água que se consome em Poiares ?
Mas lá vem sempre ele, o Jaime, com uma linguagem que ninguem percebe que até parece um homem culto e bem informado. Esperteza saloia !!
Onde param os 4 milhoes de euros que ele recebeu da caixa Geral de Depósitos, pondo em causa a gestão da Câmara ??!!
QUEM É QUE O SAFA? ONDE ESTÃO OS SEUS AMIGOS MAÇONS (agora já não conta com Fausto Correia)? NO TRIBUNAL DE CONTAS? NA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA? NA POLICIA JUDICIÁRIA ? NA CAIXA GERAL DE DEPOSITOS? QUEM É QUE TAMBÉM ANDA À SUA VOLTA ?
Poiarenses abram os olhos, informem-se, UM DIA OS VOSSOS FILHOS VOS JULGARÃO. Mas também julgarão os oportunistas que se infiltraram em outros partidos!!!
Tal como Hitler,Salazar, Moussoline,Sadam,Bocassa,etc. Ele, Jaime, tambem será julgado bem como os seus sequazes.