sexta-feira, outubro 26, 2007

Saúde, incêndios urbanos, florestais e prevenção

No 125º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Barcelos a palavra foi dada a Jaime Soares, comandante dos bombeiros voluntários de Poiares por ter faltado à ultima hora a drª Magda Almeida, médica adjunta do comando dos B.V. de Barcelos , acabando por palestrar sobre incêndios urbanos e florestais.
Segundo ele, que também é Presidente da Câmara, actualmente tem-se evoluído muito quanto ao tipo de construção urbana, no que concerne à segurança. Defende que a responsabilidade de futuros incêndios em habitações ou espaços comerciais deveria unicamente recair sobre o Arquitecto e os proprietários dos imóveis. Falando dos fogos florestais que representam unicamente 7% da actividade dos bombeiros, alertou para o facto de muitos políticos se terem aproveitado deles para se promoverem. Deu como exemplo o seu caso, que começou como bombeirito levado pela mão de um comendador e chegou aonde chegou levado ao colo pela mão do povo da sua terra, que lhe achou piada na altura.
Segundo ele, “fogos evitam-se, não se combatem” e falando do número de bombeiros “não há bombeiros a menos, tem havido incêndios a mais”, atacou vivamente todos os organismos criados para o combate aos incêndios florestais, desde a GNR aos comandos distritais e municipais. Para ele “os bombeiros são suficientes. É dentro das estruturas dos bombeiros que se devem recrutar as pessoas para coordenarem os trabalhos relacionados com os incêndios florestais”. Lamentou tambem alguma incapacidade das chefias dos bombeiros, pois aconteceu no seu concelho um dos maiores fogos que ha memoria na zona centro, foi ele que assumiu o comando das operações de tal maneira desastrada que Coimbra so não ardeu toda, por mero acaso. Houve quem discordasse veementemente destas declarações primárias, pois sendo o fogo uma consequencia da natureza, tem de ser tratado cientificamente e é hoje tema de grandes estudos de Universidades Internacionais.
São estas com os seus meios cientificos que hão-de produzir trabalho para o combate a fogos florestais e não meia duzia de curiosos já viciados que deverão tratar e abordar estes temas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Isto continua tudo doido. Como é que deixam falar um desinfeliz destes sobre assuntos tão serios? Será que ainda se mantem neste país a cultura do chico-espertismo e da labreguice?
Se se defender que alguns cientistas e tecnicos se voluntariassem para bombeiros e depois aparecessem como tal a dar soluções e opiniões, ainda vá que não vá. Agora gente analfabeta, inculta e perigosamente curiosa a querer participar em trabalhos de indole cientifica é que é um problema grave. Urge resolver esta situação e que afastar este tipo de curiosos dos centros de decisão.
Eles como elementos com vontade participativa terão os seus lugares numa estrutura destas. Podem conduzir as viaturas,mas com calma por causa dos acidentes, podem ir encher autotanques,podem andar com as mangueiras e as moto serras nas mãos , podem andar com os ramos às costas. Isso podem e devem ate é uma boa ajuda, sendo nisto que lhes chamam herois. Tenham paciencia, é a lei da vida

Anônimo disse...

Se o querem ver calado promovam-no ja a Brigadeiro ou a General como se fez a muito boa gente no 3º mundo.
A partir daí estaria tudo bem, desde que fosse ele a mandar.
Boa malha oh pistotira.

Anônimo disse...

O labrego vai gozando, com o dinheiro dos poiarense e o resto e historia

Anônimo disse...

O labrego, manda faladura de ignorante, parecendo um sabichão, mas já poucos o ouvem.A prova é que já o arredaram da maior parte dos cargos que ocupava. Agora limita-se a estrebuchar.