quinta-feira, fevereiro 07, 2008

COJA - Creche já é uma realidade

Depois da Fundação Bissaya Barreto ter encerrado a Casa da Criança em Coja, os meninos em idade pré-escolar vão poder usufruir novamente desta valência, em instalações provisórias implementadas no recinto da EB 2, 3, com capacidade para 25 crianças.
Esta solução resultou de uma candidatura efectuada pelo Centro Social e Paroquial de Coja ao programa PARES, com o objectivo, como reforçou Dina Gonçalves, de «responder às inúmeras famílias que se viram forçadas a deixar os seus filhos entregues aos cuidados da rede de suporte informal, nomeadamente familiares e amigos».
Desta forma, a técnica de serviço social do Centro de Coja reputou a cerimónia de inauguração da creche, que teve lugar no final da tarde de segunda feira, de «um evento notável», demonstrativo do «interesse que as entidades locais tiveram de se adaptar ao desafio que surgiu há cerca de dois anos e a capacidade dos seus responsáveis em estabelecerem e seguirem estratégias viáveis para levarem a efeito este tão forte pedido da comunidade».
Presentes no evento estiveram igualmente alguns pais das crianças que, a partir de hoje, vão poder frequentar a creche, para quem a também directora técnica do Centro Social e Paroquial de Coja dirigiu algumas palavras no sentido de garantir «o nosso maior empenho» em proporcionar aos «vossos filhos um ambiente verdadeiramente familiar, contribuindo assim para o seu perfeito e equilibrado desenvolvimento».
Uma vez que se trata de uma solução provisória, pois futuramente a creche vai ficar integrada no Centro Educativo de Coja, (infra-estrutura que engloba as valências de creche, pré-escolar e 1º ciclo), Dina Gonçalves enfatizou o apoio da Câmara Municipal de Arganil.
«Prova disso é o projecto já em marcha da construção do futuro complexo escolar, onde vão funcionar as instalações definitivas», referiu, reafirmando que, «para já, o serviço de creche vai ser prestado em instalações provisórias, ainda que com toda a dignidade».
Por seu lado, Ricardo Pereira Alves anunciou que o concurso público para a construção do novo Centro Educativo de Coja «já está em marcha e teremos obra no segundo trimestre de 2008», prevendo-se que no ano seguinte a obra fique concluída.

Nenhum comentário: