sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Melhoramentos para o Piodão


A Câmara de Arganil (CMA) assinou, anteontem, um contrato-programa para benefício da rede viária de acesso à freguesia de Piódão, bastante afectada pelos incêndios florestais e enxurradas de 2005 e 2006. Em causa está a beneficiação da ligação Formarigo -Penedos Altos-Piódão, bem como a reposição da transitabilidade nas vias Piódão-Chãs d'Égua e Foz d'Égua-Piódão.
Com as obras, no valor de 762 mil euros, o presidente da CMA, Ricardo Alves, espera melhorar a qualidade de vida dos habitantes e reforçar a atractividade turística daquela aldeia histórica. Ricardo Alves acredita que o investimento - suportado, em partes iguais, pelo Estado e pela autarquia -, pode levar mais pessoas à freguesia de Piódão, "o destino turístico mais procurado de Arganil". "É uma aldeia que deve ser mostrada ao país e ao mundo", sustentou, salientando a sua "beleza natural" e "singularidades".
De acordo com Ricardo Pereira Alves, as empreitadas deverão estar concluídas até ao Verão. E, em curso, está já a referente às ligações Piódão-Chãs d'Égua e Foz d'Égua-Piódão.
Outra ambição passa pela recuperação da Praia Fluvial, "muito castigada pelas enxurradas", bem como do Vale Cadoiço, que lhe é adjacente, informou Ricardo Alves. Para tal, a autarquia candidatou-se ao Programa Operacional da Região Centro, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio III, estando a aguardar a decisão final. Caso seja aprovada, a obra rondará um milhão e 200 mil euros, informou o presidente.
A cerimónia de instituição do contrato-programa contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita.

Nenhum comentário: