quinta-feira, fevereiro 07, 2008

POIARES - Montarias do Centro continuam este fim-de-semana

O programa das Montarias do Centro 2008, iniciativa promovida pela Região de Turismo do Centro, prossegue este fim-de-semana, nos concelhos de Góis e Poiares
Em Góis, a freguesia de Alvares regressa sábado ao calendário, após alguns anos em que foi privilegiado o território do Colmeal, estando a ser preparada uma boa jornada de caça, sendo gastos cerca de 60 quilos de milho por dia, para atrair os javalis.
João Nunes, da Associação Florestal de Góis, entidade que organiza esta montaria - juntamente com a autarquia de Góis e Região de Turismo do Centro disse que existe uma boa mancha, mas não garante a presença dos animais no sábado.
«Pelo menos comer eles têm comido, se lá estarão no dia (da montaria) é que veremos», disse, explicando que, há 50 portas e 20 inscritos por antecipação, sendo que a maioria dos monteiros, por tradição, só se inscreve no próprio dia.
De acordo com este dirigente, «a associação florestal, que é quem tem o conhecimento do terreno, ajuda a organizar» esta iniciativa, conjuntamente com a Câmara e a Reg. de Turismo do Centro, que promove o programa das Montaria do Centro.
Em termos de horário, a montaria de Góis tem marcada concentração para as 8h00, em Amioso do Senhor, Alvares, onde é tomado o taco e sorteadas as portas.
A partida para a mancha é por volta das 10h30, iniciando-se a montaria meia hora depois.
Os monteiros devem regressar a Amioso do Senhor por volta das 15h00, onde almoçam, e onde será realizada entrega de troféus e leilão dos animais abatidos, como é tradição.
No domingo realiza-se a Montaria de Poiares, organizada pela Câmara e pela Associação de Caçadores de Poiares, tendo sido “desenhada” uma mancha na freguesia de Lavegadas, com 30 portas.
Com concentração marcada para as 8h00, junto ao terminal de camionagem, a partida para a mancha é às 10h30, já depois do “taco” e do sorteio das portas. A montaria decorre das 11h00 às 15h00, realizando-se depois uma almoço oferecido pela autarquia, durante o qual serão distribuídos os troféus e leiloados os animais abatidos.
As inscrições podem ser feitas na própria Câmara de Poiares, através do telefone 239 420 850, ou fax 239 421 800.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem é que vão montar?