segunda-feira, fevereiro 09, 2004

Montaria ao javali na Lousã resultou em seis abates


Montaria ao javali resultou em seis abates
A montaria ao javali que o Clube de Caça e Pesca da Lousã promoveu este fim-de-semana juntou quase uma centena de caçadores

A montaria ao javali realizada no Catarredor, em plena serra da Lousã, por ocasião da V Mostra de Pesca e Caça, que terminou ontem no pavilhão municipal de exposições, resultou no abate de seis animais, confirmou ao Diário de Coimbra fonte da organização.
A mesma fonte adiantou que apenas foram «resgatados» três dos porcos selvagens, um dos quais com 150 quilos, dada a inclinação do terreno onde decorreu a caçada, na qual participaram 95 caçadores auxiliados por seis matilhas de cães.
Este «troféu» acabou por não ser leiloado, revertendo para um convívio que o Clube de Caça e Pesca da Lousã vai realizar em Maio. Os outros dois renderam 175 e 125 euros, respectivamente.
O presidente desta associação, Dário Ramos, precisou à Agência Lusa que o javali que pesava 150 quilos deveria ter entre 10 a 12 anos, «o que raramente acontece», recordando que houve uma montaria nos anos 90 em que foram abatidos 26 animais.
Durante todo o fim-de-semana decorreu uma demonstração de pesca de Achigan num tanque preparado para o efeito com a presença dos Campeões do Mundo de Pesca Embarcada ao Achigan de 2003, dinamizado pela secção do Clube Recreativo do Calhabé.
Para ontem estava também prevista a realização de uma batida à raposa que acabou por não se efectuar devido à falta de inscrições, informou a organização.
Nesta edição, os visitantes puderam apreciar e adquirir artesanato, acessórios, calçado, vestuário e todo o material necessário à prática destas modalidades desportivas.
A exposição contou ainda com a apresentação de produtos alimentares ligados à caça (alheiras, salsicharia tradicional, queijos e enchidos variados) e com uma agência de viagens com roteiros turísticos para os amantes da natureza. A Mostra de Caça e Pesca foi organizada pela Câmara da Lousã, com apoio do Clube de Caça e Pesca, Associação de Caçadores da Lousã, Região de Turismo do Centro e Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral.

Nenhum comentário: